Oferecimento:
logo
Marcelo Camargo/Agência Brasil/EBC
Example news
Levantamento foi feito com policiais civis, militares, científicos e federais, além de guardas municipais e bombeiros de todo o país.

Brasil

30/01/2023

40% dos policiais veem pauta dos extremistas como ‘legítima’, diz pesquisa

De acordo com uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), quatro em cada dez agentes de segurança pública concordam total ou parcialmente que a pauta defendida pelos invasores das sedes dos três Poderes é “legítima e não atenta contra a democracia”.

A entidade perguntou aos entrevistados se a depredação de prédios públicos promovida por extremistas é considerada condenável, mas com motivação legítima. A afirmação teve a adesão total de 19,4% dos entrevistados, e parcial de 20,5%. A tese se assemelha à de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que participaram dos atos de 8 de janeiro e condenaram o vandalismo, atribuindo os ataques a infiltrados.

A pesquisa mostra ainda que 62,1% dos agentes concordam total ou parcialmente que os policiais que facilitaram a ação dos extremistas devem ser punidos; 17,3% discordam totalmente. Ainda de acordo com o levantamento, 55,7% consideram ter havido omissão no policiamento, e mais de 70% veem falhas de planejamento e comando.

Com informações do Estadão

Videocast

Podcast