De acordo com a pesquisa Violência e Democracia: panorama brasileiro pré-eleições, 67,5% dos brasileiros temem sofrer agressão física por causa de suas escolhas político-partidárias. Apenas 32,5% dos ouvidos não temem ser atingidos pela violência no pleito deste ano. A amostra indica que 113,4 milhões de brasileiros têm medo de sofrerem agressões físicas.
Ainda segundo o levantamento, o medo de sofrer uma ameaça diante do clima de escalada da violência política no País também é alto (45,2%). Apenas 37,3% afirmam não temer ameaças. Com isso, pela projeção, o temor de ameaça atinge 105,2 milhões de brasileiros (62,6%).
Crimes como os assassinatos de Marcelo Arruda, dirigente petista, no Paraná, e de Benedito Cardoso dos Santos, no Mato Grosso, levaram à entidade internacional de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW) a fazer um apelo aos representantes das forças políticas do País em favor da moderação.
O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 13 de agosto e ouviu 2,1 mil em todo o País. Dos entrevistados, 3,2% dizem ter sofrido alguma ameaça por causa de suas escolhas políticas ou partidárias, o que, em projeção na população, indica 5,3 milhões de brasileiros. Além disso, 1,4 milhão de brasileiros afirmou ter sido vítima de violência física no começo da campanha eleitoral deste ano — 0,8% da população.
Com informações do Estadão
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados