Oferecimento:
logo
Katherine Oliveira/Sedraf
Example news
De vegetais frescos a produtos beneficiados: comida de verdade ganha espaço no maior evento de artesanato do Rio Grande do Norte.

Economia

21/01/2023

Agricultura familiar tem pavilhão exclusivo na 28ª Fiart e oferta alimentos saudáveis

Hortaliças, frutas, legumes e tubérculos produzidos de forma agroecológica por agricultores e agricultoras familiares, e ainda produtos beneficiados nas cooperativas do Rio Grande do Norte e até mesmo de outros estados, como Bahia e Rio Grande do Sul, compõem as prateleiras do Pavilhão da Agricultura Familiar que faz sua estreia nesta 28ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart). O espaço, de aproximadamente 60 metros quadrados, é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e está sendo ocupado por cooperativas ligadas à União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do RN (Unicafes) e Organização das Cooperativas do Rio Grande do Norte (Ocern). O evento abriu as portas ontem (20) e segue até o dia 29 de janeiro no Centro de Convenções de Natal (CCN), na Via Costeira, em Ponta Negra, sempre das 16h às 22h.

“A presença marcante de cooperativas da agricultura familiar na Fiart é o reflexo do forte investimento que o Governo do Estado, por meio do projeto Governo Cidadão, tem feito para fortalecer o processo de agroindustrialização da agricultura familiar, com destaque para queijeiras e as unidades de beneficiamento de polpa de frutas, castanha de caju e mel”, destaca o secretário Alexandre Lima. A iniciativa da Seraf, de destinar o espaço a duas entidades que congregam dezenas de cooperativas sediadas no Rio Grande do Norte, corresponde às ações da Coordenadoria de Acesso a Mercados e Cooperativismo, dentro do programa Mais Mercados, que neste caso fomenta a abertura de mercados na iniciativa privada.

A categoria da agricultura familiar é formada por milhares de homens e mulheres do campo que, em todo o Brasil, produzem cerca de 70% dos alimentos saudáveis consumidos no País. Na FIART, o pavilhão exclusivo da agricultura familiar está sendo um diferencial que valoriza ainda mais o maior evento de artesanato do estado. Estão presentes as cooperativas Coopapi (Apodi), Cooperxique (Mossoró), Coopau (Umarizal), Cooppotengi (São Paulo do Potengi) e Coopab (Afonso Bezerra), associadas à Unicafes, que trazem delícias como polpa de fruta, galinha caipira, queijo manteiga e de coalho, bebida láctea, feijão, arroz e mel. A entidade representa 11 cooperativas, que beneficiam diretamente cerca de 1.000 pessoas e 2.500 indiretamente.

Também marcam presença na Fiart os produtos típicos do Seridó, como carne de sol, queijos de coalho e manteiga, bolachas de leite, dentre outros, produzidos e beneficiados por agricultores e agricultoras da Cooafs (São João do Sabugi); os vegetais cultivados pelos remanescentes quilombolas da Coopefama (Macaíba); e ainda o artesanato dos artesãos e artesãos da Coopercrutac, que utilizam fibras naturais como palha de carnaúba para confeccionar lindas peças decorativas e funcionais. Essas três entidades são associadas à Ocern, que representa 93 organizações no estado, das quais 19 são do ramo agro, sendo 17 da agricultura familiar.

Vale salientar que a agricultura familiar potiguar já começou mostrando seu valor no café da manhã de lançamento da 28ª Fiart, ocorrido na manhã do dia 12 de janeiro, no Espaço Neuma Leão. Na ocasião, foram utilizados no bufê diversos itens adquiridos no Mercado da Agricultura Familiar, situado no bairro de Lagoa Nova, em Natal (RN), tais como caju, manga, cajá, umbu, abacaxi, coco seco, queijo coalho e manteiga e goma. O kit de divulgação para imprensa também contou com produtos da agricultura familiar.  

Videocast

Podcast