Oferecimento:
logo
Ascom/Sesi RN
Example news
Gabriel Mendes González, de 19 anos, é potiguar e fascinado pela ciência. Ele cursou o ensino médio na Sesi Escola SGA.

Educação

10/03/2023

Aluno da Sesi Escola é aprovado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

Gabriel Mendes González, de 19 anos, é potiguar e fascinado pela ciência. O jovem, que cursou o Ensino Médio na Sesi Escola São Gonçalo do Amarante, foi aprovado na Ilum Escola de Ciência, que faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) — uma oportunidade de unir seu fascínio à formação em uma instituição que é referência internacional.

O CNPEM opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – o acelerador de partículas Sirius, um dos três existentes no mundo. O centro reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes.

Para Gabriel, o período que esteve na SESI Escola, de 2019 a 2021, foi fundamental para conquistar a vaga no bacharelado de Ciência, Tecnologia e Inovação da Escola de Ciências do CNPEM. “O SESI foi primordial para eu conseguir essa oportunidade. Em primeiro lugar, foi durante uma competição que participei pelo Sesi que tomei conhecimento da Ilum”, relata.

O processo seletivo para entrar na instituição do CNPEM consistiu em três etapas. A primeira, foi classificativa com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na segunda, Gabriel contou sobre sua vivência estudantil e expectativas para o bacharelado em uma carta de interesse pela vaga. Por fim, participou de uma entrevista com a equipe multidisciplinar de professores da Escola de Ciências.

“Eles exigem que os candidatos tenham bastantes atividades durante o Ensino Médio. Pude participar de diversas competições e atividades extracurriculares durante esse período e todas essas vivências, que tive graças ao Sesi, me garantiram um currículo completo para entrar no CNPEM”, destaca Gabriel.

Além de competições de robótica na categoria FTC, que exige a utilização de máquinas e circuitos utilizados por grandes engenheiros, o jovem também estava na equipe da Sesi São Gonçalo do Amarante que foi vice-campeã da Primeira Competição Phenom de Mini Aeronaves de Baixo Custo. Ele ainda garantiu a medalha de prata na Olimpíada Sapientia Pocket, que estimula a produção de projetos que impactem a sociedade de forma efetiva.

No início de 2022, Gabriel também representou o Sesi na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) — maior feira de ciências do país —, com um projeto inovador voltado para energias renováveis que conquistou o 3º lugar entre os 487 projetos finalistas. Foi nessa ocasião que ele tomou conhecimento da Ilum Escola de Ciências.

Videocast

Podcast