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Moraes Neto/Sebrae
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A Feira do Empreendedor foi aberta na quarta-feira, no Norte Shopping, com uma extensa programação para o público.

Economia

03/03/2023

Área de finanças atrai público visitante na abertura da Feira do Empreendedor 2023

Um dos gargalos mais comuns entre os pequenos negócios recém-abertos, a gestão das finanças, é também uma das áreas mais procuradas na Feira do Empreendedor 2023, evento promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte que começou nesta quarta-feira (1º), no Partage Norte Shopping, localizado na Zona Norte de Natal. A feira apresenta o Espaço Finanças & Negócios, uma área com especialistas que auxiliam empresários e potenciais empreendedores a melhor controlar a parte financeira do negócio e orientam sobre o acesso ao crédito.

No espaço, os visitantes têm a oportunidade de conhecer as principais linhas de crédito disponíveis para os pequenos negócios, tratar sobre renegociação de dívidas, organização financeira e uso de maquininhas de cartão. O que o empreendedor precisa para aumentar a sua eficiência financeira e aprender sobre a tomada de crédito consciente é apresentado em conteúdos dinâmicos e práticos.

O local ficou entre os mais visitados no primeiro dia do evento, que integra um circuito nacional de feiras. Isso porque, no local, estão reunidos representantes de cinco bancos e instituições financeiras, como Agência de Fomento do RN (AGN), Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Caixa Econômica Federal e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

Em tempos de aperto financeiro e conta no vermelho, ter essas instituições em um mesmo lugar representa uma facilidade e tanto para avaliar opções mais variadas de empréstimos e as mais compatíveis com a realidade da empresa.

“Ofertamos essa orientação aos visitantes para facilitar a contratação de futuros financiamentos e para eles refletirem sobre as linhas de crédito mais compatíveis com a capacidade de pagamento da empresa”, diz a analista do Sebrae-RN, Ruth Maia, responsável pelo espaço.
Os serviços oferecidos representam ainda uma excelente oportunidade para as empresas que estão em situação de inadimplência avaliarem alternativas para renegociar os débitos vencidos. De acordo com últimos dados da Serasa Experian, cerca 5,7 milhões de pequenos negócios no Brasil encerraram 2022 com endividamento, sendo que cada pequena empresa tinha quase sete contas atrasadas. Isso equivale a um volume de R$ 89,1 milhões em inadimplência.

“Temos na Feira do Empreendedor o atendimento em finanças e negócios, que pode analisar cada situação de inadimplência. Sair dessa condição é importante porque, quanto mais endividada a empresa está, menor é a chance de conseguir uma aprovação de crédito, por exemplo. Encontrar uma forma de sanar essas dívidas é extremamente importante para a sustentabilidade de um negócio”, explica Ruth Maia.

Soluções e capacitações

O Espaço Finanças apresenta ao público novas opções de modernas soluções, que facilitam a rotina do empreendedor, desde a gestão propriamente dita das finanças gerais da empresa até modalidades de pagamentos. O espaço reúne três empresas expositoras, uma delas é a ALL BPO, que presta o serviço de toda a gestão financeira da empresa de forma terceirizada, chegando a organizar o departamento financeiro e gerindo rotinas, como folha de pagamento e planejamento orçamentário anual.

Outra solução é o LCC Hub, uma plataforma digital que oferece de maneira integrada 33 soluções disponíveis em grandes bancos e instituições financeiras, entre elas o acesso mais facilitado ao crédito. No espaço, a ShopBanx expõe as vantagens da maquininha de cartão da marca e créditos voltados especificamente para pessoas jurídicas.

Para capacitar os empresários, há uma serie de palestras diária que abordam temáticas diversas envolvendo, precificação, crédito orientado, gestão financeira e muitas outras. Por dia são realizadas dez palestras, sendo cinco para temas de negócios e as demais
sobre finanças, cada uma com uma hora de duração.

A palestra de abertura do espaço foi ‘Como dar descontos sem perder dinheiro’, ministrada pelo analista de Desenvolvimento Econômico do Sebrae Minas, Igor Martins. Ele atua no fomento ao acesso a crédito, fazendo articulação com instituições financeiras. Durante a explanação, Igor Martins começou a palestra diferenciando preço de valor.

“Preço está relacionado à quantia que é paga em dinheiro, enquanto o valor é aquilo que o produto ou serviço proporciona ao cliente, podendo ser valores tangíveis e intangíveis”, define.
O analista mineiro abordou ainda a importância dos quatro ‘Ps’ do marketing para delimitação do mercado alvo e o estabelecimento de uma política de desconto bem definida que, segundo Igor Martins, ajuda no estabelecimento da margem de contribuição, que, por sua vez, serve para a empresa ter posicionamento estratégico sem prejuízo financeiro.

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