Oferecimento:
logo
Saul Loeb/Getty Images
Example news
A ameaça de uma guerra nuclear repercutiu mundialmente e foi discutida em Assembleia Geral da ONU.

Mundo

21/09/2022

Assembleia Geral da ONU: Biden critica Rússia, 'Não se pode vencer em uma guerra nuclear'

O presidente dos EUA, Joe Biden, acusou o presidente Russo, Vladimir Putin, de violar os princípios fundamentais de adesão às Nações Unidas ao invadir a Ucrânia e disse ainda que Moscou estava fazendo ameaças "irresponsáveis" de uso de armas nucleares. A declaração foi dada hoje (21), durante o discurso na Assembleia Geral da ONU em Nova York. Presidente americano também falou a respeito dos perigos de investimentos em armamentos nucleares, citando Rússia e China.

O relato de Biden tem relação com o pronunciamento feito na TV aberta por Putin, hoje mais mais cedo. O presidente russo anunciou a convocatória de cerca de 300 mil reservistas do país e a ampliação por tempo indeterminado do contrato de soldados que já estão no campo de batalha. Ele disse ainda ter aumentado verbas para armamentos e afirmou que seu país tem "meios de destruição" mais modernos que os da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A ameaça repercutiu mundialmente e até o papa Francisco se pronunciou sobre as falas do presidente da Rússia.  "É uma loucura pensar em usar armas nucleares neste momento", declarou o pontífice durante sua audiência semanal no Vaticano. 

Videocast

Podcast