Oferecimento:
logo
Agência Brasil
Example news
Segundo estimativas independentes da AstraZeneca, mais de 3 bilhões de doses da vacina foram fornecidas em todo o mundo.

Saúde

09/05/2024

AstraZeneca para de fabricar vacina contra Covid-19 após queda na procura

A AstraZeneca informou que vai parar de fabricar a vacina contra Covid-19 para retirá-la do mercado mundial. Em comunicado, a farmacêutica disse que a medida é por razões comerciais, uma vez que há uma “excedente de imunizantes” que foram atualizados para novas variantes da doença. Com isso, houve um declínio na procura pelo item.

A Vaxzevria, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, foi uma das primeiras vacinas contra a Covid-19 no mundo. No Brasil, o imunizante teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2021. Na época, as doses também foram fabricadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo estimativas independentes da AstraZeneca, mais de 3 bilhões de doses da vacina foram fornecidas em todo o mundo desde a primeira aplicação, realizada no Reino Unido, no dia 4 de janeiro de 2021. Desde abril de 2023, no entanto, as buscas pela Vaxzevria caíram, prejudicando a receita gerada para a farmacêutica.

Videocast

Podcast