Oferecimento:
logo
Marcos Corrêa/PR
Example news
Revisão vai de acordo com decreto assinado em 1º de janeiro pelo presidente Lula, que pediu para que a CGU fizesse a revisão dos processos sob sigilos.

Investigação

03/02/2023

CGU diz que avalia derrubar sigilos impostos pelo governo Bolsonaro a 234 processos

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, informou hoje (3), em Brasília, que o órgão vai analisar se derruba os sigilos de 100 anos impostos pelo governo Jair Bolsonaro a 234 processos. As medidas foram consideradas indevidas e exacerbadas' pelo órgão federal

Segundo a Transparência Brasil, o governo Bolsonaro impôs 1.108 sigilos de 100 anos. Agora a CGU irá reavaliar 21,5% deles.

Entre os processos que serão analisados, estão os relacionados ao cartão de vacinas do ex-presidente Jair Bolsonaro; aos gastos públicos com as chamadas "motociatas"; e informações sobre visitas dos filhos de Bolsonaro ao Palácio do Planalto

Conforme com o ministro, os processos são das seguintes áreas:

segurança nacional: 111
segurança do presidente e familiares: 35
informações pessoais: 49
atividades de inteligência: 16
outros: 23

A revisão vai de acordo com um decreto assinado em 1º de janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pediu a avaliação dos sigilos impostos a documentos públicos na gestão anterior.

Com informações do portal Metrópoles

Videocast

Podcast