O Congresso Nacional aprovou hoje (16), o projeto de resolução que prevê novas regras para a distribuição de recursos das emendas de relator, também chamadas de orçamento secreto. O texto foi aprovado na Câmara dos deputados com ampla margem, foram 328 votos favorárveis e 66 contrários. No Senado, foram 44 a favor e 20 contra.
O projeto vai alterar o Regimento Comum do Congresso e prevê que 80% das emendas de relator sejam destinadas proporcionalmente para as bancadas, 7,5% para as Mesas Diretoras de cada Casa, e 5% para a Comissão Mista de Orçamento. Também destaca que "pelo menos 50% das indicações realizadas pelo relator-geral deverão ser executadas em ações e serviços públicos de saúde, educação e de assistência social".
Apesar de tratar da destinação e da distribuição proporcional às bancadas da Casa, projeto não trata da transparência das verbas, o que atualmente é o ponto mais criticado.
A aprovação da resolução se dá enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa ações que questionam esse dispositivo das emendas de relator. O julgamento, que até o momento tem cinco votos a favor da inconstitucionalidade do orçamento secreto e quatro apenas parcialmente a favor dos questionamentos, será retomado na segunda-feira (19) com os votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.
Com informações da CNN Brasil
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados