Oferecimento:
logo
@defesacivilextremoz
Example news
A prática de queimada sem autorização configura crime ambiental, que prevê penas de reclusão e multa.

Cidades

04/11/2024

Defesa Civil de Extremoz atende 27 queimadas no mês de outubro

Com o período de estiagem e temperaturas elevadas, os focos de incêndio têm aumentado em Extremoz, município onde, apenas em outubro, a Defesa Civil registrou 27 ocorrências de queimadas. Para enfrentar essa situação, que se repete sazonalmente, a Defesa Civil atua em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal para controlar as chamas e prevenir novos incidentes.

Segundo a coordenação da Defesa Civil, em outubro, a média foi de quase um foco de incêndio atendido por dia, envolvendo tanto áreas privadas quanto espaços públicos onde o fogo é ateado. Diante do aumento dessas ocorrências, a instituição faz um apelo à população para que evite as queimadas, ressaltando os impactos negativos na saúde pública e os riscos à segurança.

“A queimada é crime, sujeita a punição”, afirma a coordenação da Defesa Civil. “Tocar fogo, além de ser ilegal, sobrecarrega o sistema de saúde com pacientes de problemas respiratórios e pode causar acidentes graves em rodovias, onde a visibilidade é comprometida pela fumaça”.

A prática de queimadas sem autorização configura crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605/1998), que prevê penas de reclusão e multa, podendo chegar a R$ 5 mil para os infratores.

Para denunciar, a população pode entrar em contato pelos números 190, 192 ou 193. No momento da denúncia, é possível detalhar o ocorrido e solicitar o apoio da Defesa Civil Municipal.

Videocast

Podcast