Oferecimento:
logo
Defesa Civil
Example news
Currais Novos recebeu o reconhecimento devido a seca, caracterizada pela ausência de chuvas mais longa do que a estiagem.

Brasil

23/12/2022

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em mais 17 cidades do país

A Defesa Civil Nacional reconheceu, hoje (23), a situação de emergência em mais 17 cidades do país atingidas por desastres naturais. As portarias com os reconhecimentos federais foram publicadas no Diário Oficial da União. Confira aqui e aqui.

Na Bahia, seis cidades enfrentaram chuvas intensas: Brejões, Caravelas, Jiquiriçá, Nova Itarana, Dário Meira e Mutuípe. O mesmo ocorreu em Capivari de Baixo, em Santa Catarina.

Já Linhares, no Espírito Santo, sofreu com alagamentos. E em Minas Gerais, Piraúba registrou queda de granizo, enquanto Juruaia foi atingida por um vendaval.

Por outro lado, seis cidades passam por um período de estiagem: Careiro, Careiro da Várzea e Manacapuru, no Amazonas; Coronel João Sá e Curaçá, na Bahia; e Caiçara do Norte, no Rio Grande do Norte.

Por fim, Currais Novos, no Rio Grande do Norte, enfrenta a seca, que é uma ausência de chuvas mais longa do que a estiagem.

Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Videocast

Podcast