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Opinião

13/03/2023

Empresários vão conhecer proposta para construção de novo Porto de Natal na outra margem do rio Potengi

  A construção de um novo Porto em Natal é uma necessidade que urge ser tomada,  existem muitas conversas, projetos, palavras, mas nada de consistente foi considerado viável e exequível até agora.

    No próximo dia 17 de março, sexta-feira, o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) vai realizar um encontro para esclarecer e atualizar as informações sobre a proposta de construção do novo Porto do Potengi, em Natal.

   O evento faz parte do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que está sendo realizado em parceria com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT)  e contará com a presença do idealizador do projeto, o arquiteto italiano Claudio Catucci, um dos maiores especialistas na construção de portos rasos e em reconstrução de cidades, da atualidade.

    O envolvimento da CNT nessa fase dos estudos de viabilidade do novo porto se deu por intermédio de Jean-Paul Prates durante o período em que foi Senador da República. 

     A proposta estabelece a ampliação do porto de Natal para a outra margem do Rio Potengi, com um cais situado em águas abrigadas e calado de até 17 metros de profundidade.

   A primeira etapa do Estudo de Viabilidade está sendo executada por um consórcio, liderado pela Dux Consultoria, uma empresa com grande experiência em projetos dessa natureza. A etapa deve ser concluída em até seis meses. 

    O projeto do novo Porto foi desenvolvido pelo CERNE, junto ao arquiteto italiano Claudio Catucci e prevê uma estrutura portuária capaz de receber navios de carga e de passageiros, áreas de transbordo, áreas de armazenamento e de espera, sendo toda essa estrutura desenhada em harmonia com o meio ambiente, de forma a recuperar, resguardar e proteger as áreas verdes do entorno. 

   Dividido em etapas, o projeto também propõe: a construção de uma terceira ponte entre as margens do Rio Potengi, objetivando o desafogamento do trânsito; a interligação rodoviária entre o porto de Natal e o aeroporto de São Gonçalo do Amarante para o transporte de cargas; e a ligação do porto com o modal ferroviário.

 

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