Oferecimento:
logo
Divulgação/SKA Comuniação
Example news
Hackaton promovido pela Luminova Natal, em parceria com o Sebrae, terá equipes mistas com alunos das duas redes de ensino.

Educação

08/11/2022

Escola particular de Natal convida alunos da rede pública a atuarem juntos em maratona de ideias

Uma parceria inédita entre a escola Luminova Natal e o Sebrae irá promover, neste mês de novembro, uma maratona de ideias, conhecimento e empreendedorismo em integração com a Escola Municipal Joana Alves, localizada no bairro de Cajupiranga, em Parnamirim. A maratona será o Hackaton Educacional, que acontece no dia 11 de novembro, das 08h às 20h.

No total, 120 alunos vão participar. Serão 60 estudantes de cada escola, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Eles serão divididos em 20 grupos que vão ser compostos por integrantes das duas instituições – tanto da Luminova, quanto da Escola Municipal Joana Alves – formando equipes mistas. O intuito é trazer mais integração e diversidade na geração das ideias. Na sede do Sebrae, na capital, eles serão apresentados a uma temática e vão buscar uma solução para o problema por meio de uma maratona de programação, com o desenvolvimento de criatividade e inovação.

“Esperamos alcançar novos níveis de desenvolvimento de habilidades socioemocionais em nossos alunos, que serão estimulados a desenvolver um projeto com estudantes que eles não tinham contato anteriormente. Além disso, acredito que a proposição de soluções pode ser beneficiada pelo fato de os alunos viverem realidades diferentes, o que estimula a geração de ideias diversas e complementares”, disse o diretor da Luminova Natal, Eduardo Bezerra.

“Será um momento de sair do muro da escola porque a gente tem essa dificuldade na escola pública. Alguns dos nossos alunos nem conhecem Natal. Vai ser também um momento de aprendizagem com pessoas de outra realidade, tanto para os nossos estudantes, como também para os alunos da Luminova. Eles aprenderão a trabalhar em grupos com pessoas desconhecidas e também vão desenvolver habilidades empreendedoras”, disse o assessor pedagógico da secretaria municipal de educação de Parnamirim, Thiago Augusto.

O diretor de operações do Sebrae, Marcelo Toscano, disse que a instituição espera contribuir com o desenvolvimento cognitivo de cada participante possibilitando-os conhecer conceitos inovadores e ferramentas sobre empreendedorismo. “A integração das duas escolas possibilitará que alunos do fundamental 2 de escolas públicas e privadas desenvolvam e prototipem ideias que empoderem e promovam a discussão, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra, embasado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável-ODS  04 das Nações Unidas - ONU”, enfatizou. 

Videocast

Podcast