As altas temperaturas do verão de 2023 prometem fazer os potiguares recorrerem bastante ao uso do ventilador e ar-condicionado para aguentar o calor. Segundo dados da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn), a temperatura média prevista para a estação no estado pode chegar a 35°C no interior, com máximas perto dos 40ºC em cidades como Mossoró e Pau dos Ferros.
Com a estimativa de 5,6% de aumento na conta de luz em 2023, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), economizar continua sendo a melhor opção para não ter surpresas desagradáveis na tarifa mensal. Neste cenário, o engenheiro eletricista Rosivaldo Barbosa de Souza explica que existem alguns vilões influentes no resultado da conta de energia e apresenta dicas para economizar.
“Alguns dispositivos são considerados vilões de consumo elétrico e por isso devemos utilizá-los de forma racional. São os aquecedores e chuveiros elétricos, ferro de passar, secador de cabelo, entre outros. Além disso, os motores elétricos, dispositivos que encontramos em geladeiras, máquinas de lavar e ar-condicionado, também são aparelhos que demandam um alto consumo de eletricidade”, pontua o engenheiro.
Professor dos cursos de Engenharia da Estácio, Rosivaldo explica que o valor da fatura de energia sofre influência de uma série de fatores, como demanda, energia consumida, horário de consumo, fator de potência e fator de carga. Assim, para ter um resultado econômico, a utilização racional de energia pode ser adotada por meio de diferentes abordagens, variando desde a instalação de novas tecnologias, remodelação da utilização de máquinas e equipamentos, até a simples manutenção dos aparelhos.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados