Oferecimento:
logo
Rovena Rosa/Agência Brasil/EBC
Example news
Segundo o Sindicato dos Aeronautas, a greve continua enquanto os tripulantes esperam uma proposta das companhias aéreas.

Transporte

22/12/2022

Greve dos tripulantes chega ao 4º dia com voos atrasados em 6 aeroportos

Com a greve dos pilotos e comissários chegando ao quarto dia os cidadãos enfrentam atrasos em voos de seis aeroportos brasileiros. Os tripulantes cruzam os braços por duas horas diariamente desde a segunda-feira, sempre das 6h às 8h, para reivindicar aumento real dos salários e melhores condições de descanso.

Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a greve continua enquanto os tripulantes esperam uma proposta das companhias aéreas que atenda suas demandas.

No último fim de semana, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) apresentou uma proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular, que previa reposição de 100% da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais aumento real de 0,5%. O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) aceitou a proposta, mas o SNA, que pede aumento real de 5%, a rejeitou, optando pela greve.

Os tripulantes apontam que o movimento ocorre "tendo em vista os altos preços das passagens aéreas que têm gerado crescentes lucros para as empresas". Por determinação do TST, a greve pode atingir somente 10% dos funcionários das empresas. O sindicato afirma que a determinação está sendo cumprida e o movimento ocorre dentro da legalidade.

Em nota divulgada na última terça-feira (20), o SNEA afirma que o preço das passagens aéreas foi fortemente impactado por conta da pandemia e que houve aumento dos custos para as companhias - as quais, segundo o sindicato patronal, acumulam prejuízo.

Videocast

Podcast