Oferecimento:
logo
Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Example news
Ibaneis Rocha foi afastado do cargo em 8 de janeiro por ordem do ministro Alexandre de Moraes, após ataques antidemocráticos em Brasília.

Política

06/02/2023

Ibaneis Rocha deve recorrer de afastamento ao STF nesta semana

A defesa do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) do afastamento do chefe do Executivo ainda nesta semana. A afirmação é do advogado Cleber Lopes, que representa o político.

“Não obstante tudo isso, a defesa considera que a investigação já mostrou todas as circunstâncias do que se deu antes, durante e depois do fatos do dia 8 de janeiro e, consequentemente, que já é hora de o governador ser reconduzido ao mandato. Ao final do inquérito esperamos o arquivamento”, diz a nota enviada por Lopes e por Alberto Toron, que também integra a defesa.

Segundo Oliveira, a defesa vai incluir entre os argumentos a revogação da prisão preventiva do ex-Comandante-geral da Polícia Militar, Fábio Augusto Vieira.

A decisão de relaxar a detenção foi do ministro Alexandre de Moraes, no âmbito dos inquéritos que apuram ações e omissões de autoridades nos atos antidemocráticos. Com isso, Vieira está em liberdade provisória.

Leia a nota na íntegra

O Governador tem mantido a serenidade e respeito à decisão do Supremo, ao tempo que manifesta o mais visceral sentimento de pesar por tudo o que aconteceu.

Não é fácil suportar o afastamento do cargo para o qual foi reeleito em primeiro turno, coisa que jamais ocorreu em Brasília.

Não obstante tudo isso, a defesa considera que a investigação já mostrou todas as circunstâncias do que se deu antes, durante e depois do fatos do dia 08 de janeiro e, consequentemente, que já é de o Governador ser reconduzido ao mandato.

Cleber Lopes e Alberto Toron.

Videocast

Podcast