Oferecimento:
logo
Raiane Miranda/Ascom
Example news
Ação visa imunizar cães domésticos contra doenças reconhecidas como ameaças para felinos silvestres, como cinomose, leptospirose e parvovirose.

Saúde

17/02/2023

Idema vai promover vacinação contra zoonoses em comunidades rurais do entorno do Mona Martins

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema promove nos dias 24 e 25 de fevereiro uma ação de vacinação contra zoonoses nas comunidades rurais do entorno do Monumento Natural Cavernas de Martins (Mona Martins), no município de Martins.

A campanha é fruto da parceria entre o Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC/Idema), da iniciativa de Conservação de Pequenos Felinos Silvestres (Small Wild Cat Conservation), do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Potiguar (UNP) e da Prefeitura Municipal de Martins.

A ação tem o objetivo de imunizar cães domésticos contra doenças reconhecidas como ameaças diretas para felinos silvestres, como cinomose, leptospirose e parvovirose.

Segundo a bióloga do Idema e gestora do Mona Martins, Liana Sena, o local foi escolhido, pois abriga espécies de pequenos felinos silvestres, como a jaguatirica (Leopardus pardalis), gato-mato-pequeno (Leopardus tigrinus) e gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi). Por outro lado, o ambiente é compartilhado com comunidades rurais, onde muitas vezes os animais domésticos são criados soltos e têm livre acesso à mata nativa.

“Os felinos silvestres são ameaçados pela degradação do habitat, atropelamentos, caça, retirada de filhotes da natureza e por infecções causadas por doenças transmitidas por cães e gatos domésticos. Devido à dificuldade de diagnóstico, a transmissão de doenças tem preocupado os especialistas, por isso a prevenção é a melhor estratégia de controle ", comenta o biólogo e colaborador do Projeto Conservação de Pequenos Felinos Silvestres, Paulo Marinho.

As vacinas são usadas para a imunização de cães contra cinomose, hepatite infecciosa, parvovirose, parainflenza (gripe canina) e leptospirose. “Todos os cães a partir dos três meses de idade podem receber a imunização. A vacina é segura e não têm contraindicações. Ações como essas são fundamentais para a saúde dos animais e dos humanos e fazem parte da posse responsável”, destaca a médica veterinária e professora na UNP Alessandra Sales.

A vacinação ocorrerá na próxima sexta-feira (24), no período das 08 às 12h, no Posto de Saúde da Comunidade Sítio do Chapéu, e a tarde no Posto da Comunidade Salva Vidas. No sábado (25), a equipe visitará as residências mapeadas. Os tutores receberão cartão de vacinação e podem participar de palestras. Além da aplicação de vacinas, os animais passarão por atendimento primário, vermifugação e controle de sarna.

‌Serviço

Vacinação contra zoonoses nas comunidades rurais do entorno do Monumento Natural Cavernas de Martins (Mona Martins)

Dia: 24/02 (sexta-feira)

Horário: 08 às 12h

Local: Posto de Saúde da Comunidade Sítio do Chapéu, e à tarde, no Posto da Comunidade Salva Vidas.

Dia: 25/02 (sábado)

Local: A equipe visitará as residências mapeadas.

Videocast

Podcast