Oferecimento:
logo
Agência Brasil
Example news
Superar o amadorismo é um dos temas do evento focado no segmento.

Economia

12/07/2024

Informalidade representa 46% do mercado da confeitaria no Brasil, aponta estudo

A formalização de negócios continua sendo um obstáculo para muitos microempreendedores, revela um estudo recente conduzido pela Zupgo em colaboração com a Associação Brasileira de Comércio de Artigos para Festas. Segundo dados do IBGE, seis em cada dez profissionais autônomos operam na informalidade, uma realidade que afeta cerca de 46% do mercado confeiteiro nacional.

A falta de formalização não apenas compromete o profissionalismo percebido pelos consumidores, mas também acarreta sérios problemas fiscais, contábeis e administrativos. “Além da falta de formalização, outros erros comuns envolvem não separar finanças pessoais e do negócio, subestimar o fluxo de caixa e perder prazos fiscais”, aponta Daniel Carvalho, contador e diretor da Rui Cadete. Ele enfatiza a importância de manter registros detalhados, monitorar o fluxo de caixa regularmente e estar atento aos calendários fiscais.

Para Vivi Costa, mentora em gestão e precificação no setor de confeitaria, estar atualizado com as novas tendências é crucial para o sucesso de um microempreendimento doce. “Adaptar-se às mudanças como o delivery e o marketing digital não é apenas uma necessidade para manter a competitividade, mas também para prosperar no mercado atual”, destaca Costa.

“Papo de Confeiteiras” promove capacitação e networking

Visando descomplicar os desafios de vendas, administração e marketing na confeitaria, o evento ‘Papo de Confeiteiras’, liderado por Vivi Costa, ocorrerá nos dias 22 e 23 no Hotel Holiday Inn, em Natal. Em sua terceira edição, o evento espera reunir mais de 300 confeiteiras profissionais e amadoras de toda a região, oferecendo uma imersão intensiva com doze palestrantes renomados no setor.

O foco do evento é proporcionar uma visão abrangente sobre práticas sustentáveis no mercado confeiteiro, promovendo não apenas capacitação, mas também fortalecendo a rede de apoio entre os participantes. “Nosso objetivo é não apenas capacitar, mas também fortalecer a colaboração entre confeiteiras, criando um ambiente propício ao crescimento mútuo e ao desenvolvimento sustentável do setor”, destaca Vivi Costa.

Os ingressos para o ‘Papo de Confeiteiras’ estão disponíveis para compra através do site oficial do evento, com a expectativa de atrair um público engajado em aprimorar suas habilidades e expandir suas redes de contato no mercado de confeitaria.

Videocast

Podcast