Oferecimento:
logo
SENAI
Example news
Programação trouxe mais de 100 grandes nomes nacionais e internacionais, divididos em dois congressos.

Tecnologia

20/10/2022

ISI-ER e CTGAS-ER, do SENAI-RN, participam do Brazil Windpower, maior evento de eólica da América Latina

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, participam do Brazil Windpower, maior evento de energia eólica do Brasil e da América Latina. Integrantes das equipes de gestão, educação, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) marcam presença na programação presencial, realizada em São Paulo. 

O evento começou terça-feira (18) e será encerrado nesta quinta (20). Alunos/as e ex-alunos/as do CTGAS-ER têm acesso online e gratuito. O formulário de inscrições para participar está disponível no endereço https://bit.ly/3ytjcgC. O tema principal nesta edição é “Setor eólico em expansão e aliado a novas tecnologias: o caminho para um futuro net zero”. 

A programação traz mais de 100 grandes nomes nacionais e internacionais, divididos em dois congressos, com conversas, debates e apresentações – inclusive do SENAI-RN – com foco na expansão da energia eólica no país e no futuro net zero. Os conteúdos estão divididos em quatro grandes tópicos: ‘Transição energética justa’, ‘Expansão e desafios’, ‘Expansão e futuro’ e ‘Eólicas Offshore’. 

“O Brazil Windpower é um importante ambiente de encontro do setor para discussão de vários aspectos que rodeiam o negócio produção de energia eólica. Esta é uma das grandes cadeias produtivas que movimentam a economia do Brasil e do Rio Grande do Norte e em que o SENAI-RN é a referência nacional do SENAI em prestação de serviços e outras respostas à indústria, então a lógica é que estejamos presentes participando desses encontros e que a partir deles surjam oportunidades e novos desafios”, diz o diretor do SENAI-RN, do ISI-ER e do CTGAS-ER, Rodrigo Mello, um dos integrantes da comitiva da instituição. 

Programação

A programação do evento põe em debate desde ações para diversidade e inclusão na atividade, até licenciamentos ambientais e novas fronteiras, como a energia eólica offshore – a energia que será gerada em futuros parques eólicos no mar. 

“Em que pese o setor tenha apenas 15 anos no Brasil, estamos vivendo um momento muito maduro de desenvolvimento do ponto de vista técnico. A evolução foi enorme nos últimos 15 anos, no desempenho dos equipamentos, no crescimento do número de atores nesse processo, nos vários elos da cadeia, e a discussão de assuntos satélites, dos impactos econômicos e sociais, das necessidades de educação, da legislação e do ambiente regulatório, por exemplo, é fundamental”, acrescenta Mello. 

Dentro da programação desta quinta-feira (20), a assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, Amora Vieira Cavalcante, participa do painel “Capacitação e Desenvolvimento Socioeconômico das comunidades no entorno dos projetos eólicos”. 

O painel faz parte da programação do Windtalks, espaço onde são compartilhados estudos, cases, apresentações e exposição de soluções. 

Amora dividirá o palco com Jonathas Colombo, Head de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Vestas, e com Maira Zanduzzo, Head de Ambiental e Social na EDP Renewables – duas gigantes do setor no Brasil e parceiras do SENAI na área de educação.

Impulso

O SENAI-RN, por meio do CTGAS-ER, a EDP Renewables e a Vestas desenvolvem desde setembro no Rio Grande do Norte o programa  ‘Keep it Local’ – cuja missão é impulsionar a empregabilidade de habitantes das zonas rurais. 

Nesta edição, o foco da iniciativa é a oferta de qualificação profissional em cursos gratuitos de energia eólica, no município potiguar de Caiçara do Rio do Vento.

Videocast

Podcast