O projeto “Kurta na Kombi: formação, circulação e exibição” já está em andamento nos bairros periféricos de Natal, levando oficinas gratuitas que unem cinema e educação para estudantes e educadores da rede pública. A iniciativa, que começou no dia 16 de outubro no bairro Nossa Senhora da Apresentação, está promovendo atividades de cineclubismo em áreas sem salas de cinema, democratizando o acesso à cultura audiovisual.
Atualmente, o projeto está em sua segunda etapa, com oficinas na Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, no bairro Lagoa Azul, onde as atividades ocorrem até o dia 25 de outubro. Em seguida, a ação passará por outros bairros, como Nova Descoberta, Rocas e Cidade da Esperança, estendendo-se até novembro. As oficinas incluem a formação em cineclubismo, capacitando os participantes a organizar suas próprias sessões de cinema e debates em sala de aula. Além disso, os participantes recebem um kit personalizado e acesso a conteúdos teóricos e práticos sobre a prática cineclubista.
As oficinas são uma oportunidade para estudantes, professores e gestores se apropriarem do cinema como ferramenta educativa e de engajamento comunitário. “O projeto reforça o cinema como um direito cultural, além de diversificar o circuito de exibição na capital potiguar”, explica Luiz Paulo, coordenador geral do Coletivo Kurta na Kombi.
Após as oficinas, mostras de cinema ao ar livre serão realizadas em espaços públicos, exibindo curtas-metragens de realizadores do Rio Grande do Norte.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados