Oferecimento:
logo
Divulgação
Example news
Prioridade do mutirão são os grandes eletrônicos, mas durante os dois dias de ação serão coletados equipamentos de todos os tamanhos.

Estado

27/02/2023

Lajes e Pedro Avelino vão receber mutirão de coleta de Grandes Eletrônicos; veja o que pode ser descartado

Os municípios de Lajes e Pedro Avelino receberão ação de coleta de grandes resíduos eletrônicos, como geladeiras, fogões, televisores, entre outros, nos dias 2 e 3 de março. A iniciativa faz parte da Campanha RN+Limpo, uma ação conjunta entre o IDEMA, CAERN e a startup Circular Brain e Natal Reciclagem, com apoio da ENGIE Brasil Energia. A ação é de extrema importância, pois os resíduos eletrônicos crescem cerca de 3x mais que os outros tipos de resíduo, além de contaminar os solos e as águas quando descartados de maneira inadequada.

A coleta será realizada por um caminhão que passará em diferentes pontos das cidades. A prioridade são os grandes eletrônicos, mas durante o mutirão serão coletados equipamentos de todos os tamanhos. É válido destacar que essas cidades também possuem coletores permanentes para equipamentos menores, assim como de esponjas. Em Lajes, o coletor está localizado no Mercado Municipal e em Pedro Avelino na Secretaria de Educação.

Em Lajes, o mutirão ocorrerá no dia 02/03 e em Pedro Avelino, será em 03/03. Para participar, basta separar em sua casa os eletrônicos que estão sem utilização e que precisam de descarte ecologicamente correto. 

Confira a programação do caminhão de coleta:

Lajes (02/03):

1. Centro - Pça Manoel Januário Cabral - 9h às 10h
2. Cohab - CAERN - 10h às 11h
3. Alto da Beleza - Ginásio Ricardo Benedito - 11h às 12h
4. Antônio de Melo - Praça do matadouro - 13h às 14h
5. São Judas - CRAS II - 14h às 15h
6. Boa Esperança - Praça Vina Cunha - 15h às 16h

Pedro Avelino (03/03):

1. Bairro São Francisco - 09h às 09h45
2. Bairro São  Geraldo e Adjacentes - 09h45 às 10h30
3. Conjunto Manoel Pedro - 10h30 às 11h15
4. Conjunto Pedro Melo - 11h15 às 12h
5. Vila popular - 13h às 13h45
6. Conjunto Donatile - 13h45 às 14h30
7. Conjunto IPE - 14h30 às 15h158. Cohab - 15h15 às 16h

Confira o que pode ser descartado

Eletrodomésticos: Geladeira, fogão, máquina de lavar, secadora, materiais elétricos e eletroportáteis, liquidificador, secador de cabelo, ventilador, conectores, cabos elétricos, lanternas. 

Equipamentos de informática ou telefonia: Celulares, Tablets, Carregadores, Notebook, Computadores, Nobreak, Estabilizadores , Monitores, Impressoras, Modems, roteadores, Pendrives, Cabos, Fone de ouvido, Teclados, mouses, Scanners, Central telefônica, Ipods, MP3, Webcam, Telefones, placas de circuito;

Equipamentos de áudio e vídeo: TVs (exceto de tubo), Controle remotos, Videocassete, CD-ROM DVD, Rádio; Caixa de som, Gravadores, Cabos, Microfones, Câmera fotográficas, Filmadoras, Decodificadores, Alto Falantes, Antenas, receptores;

Não serão aceitos devido periculosidade: Pilhas, Baterias, Tonners e Lâmpadas.

Após a coleta dos Resíduos Eletrônicos, estes serão encaminhados para a central da Natal Reciclagem, onde serão reciclados de acordo com todas as normas ambientais vigentes no Estado do Rio Grande do Norte, garantindo a destinação final ambientalmente correta dos resíduos.

Acesse o site

No site RN+Limpo é possível acessar todas as informações sobre o projeto e acompanhar as informações em tempo real sobre a arrecadação.

IDEMA

O IDEMA é o órgão do Estado (autarquia vinculada à SEMARH) que tem como missão promover a Política Ambiental do Rio Grande do Norte, visando o desenvolvimento sustentável, aproveitando as potencialidades regionais em busca da melhoria da qualidade de vida da população potiguar.

CAERN

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN, sediada em Natal, tem como finalidade a prestação de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado do Rio Grande do Norte. 

A Companhia tem como missão institucional contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população do Rio Grande do Norte, por meio de uma prestação de serviços com qualidade e sustentabilidade, adotando, para isso, com postura empresarial adequada e inovadora, por meio das boas práticas empresarial e de saneamento básico.

Circular Brain

Circular Brain é uma plataforma de tecnologia brasileira que conecta os principais players da cadeia do lixo eletrônico. A tecnologia da Circular Brain oferece soluções de conformidade ambiental para grandes fabricantes de eletrônicos, suprimento para recicladores em todo o país e incentivos e recompensas para os consumidores finais reciclarem seus resíduos eletrônicos. Tudo em uma plataforma SaaS que permite que produtores, varejistas, recicladores e consumidores se conectem e se beneficiem diretamente das sinergias circulares criadas pelo produto.

Natal Reciclagem

A Natal Reciclagem é uma empresa que promove a Economia Circular a mais de 12 anos de no estado do Rio Grande do Norte, operando com coleta, triagem e destinação de resíduos eletroeletrônicos e recicláveis secos.

A Natal Reciclagem atende todas as normas e requisitos da legislação ambiental estadual e federal, itens indispensáveis para e efetivo processo da logística e manufatura reversa dos resíduos eletroeletrônicos e resíduos secos, sendo uma das únicas empresas do estado com esta habilitação ambiental 

A empresa também é usuária e integrante da rede THINK CIRCULAR plataforma digital ambiental, utilizando processo em conformidade com a ABNT NBR 16.156/2013, fazendo gestão de logística reversa de eletroeletrônicos e rastreabilidade.

ENGIE

A ENGIE Brasil Energia está implantando o Conjunto Eólico Santo Agostinho, nos municípios de Lajes e Pedro Avelino, a 120 km de Natal, no Rio Grande do Norte. A nova unidade possui capacidade de 434 MW e amplia o portfólio da Companhia em energias renováveis, aumentando a oferta de energia no ambiente de contratação livre.

O Conjunto Eólico Santo Agostinho gerou cerca de 3 mil empregos na região e reforça a estratégia de crescimento da ENGIE, ampliando amplia a presença da empresa no Brasil por meio de fontes renováveis e com baixas emissões de gases do efeito estufa (GEE), que representam cerca de 96% da capacidade instalada da empresa no País.

Videocast

Podcast