Oferecimento:
logo
Reprodução/TV Brasil
Example news
Presidente disse que "não existe nenhuma justificativa para a taxa de juros a 13,5%'' e cobrou que a indústria pressione pela redução da taxa.

Economia

06/02/2023

Lula afirma que Selic a 13,75% é uma vergonha: 'não combina com nossa necessidade'

O presidente Lula (PT) criticou hoje a taxa básica de juros durante seu discurso na posse de Aloizio Mercadante como presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Na ocasião, o petista chamou de ''vergonha''a última decisão do Copom, que manteve a taxa de juros em 13,75% alegando cenário político, e cobrou que a indústria pressione pela redução da taxa.

"Não existe nenhuma justificativa para a taxa de juros a 13,5% (sic), é só ver a carta do Copom para ver a vergonha que é esse aumento de juros e a explicação que deram para sociedade brasileira", afirmou o presidente.

Lula disse ainda que o Brasil possui uma cultura de viver com juros altos que ''não combina com a necessidade de crescimento que nós temos” e cobrou empenho do BNDES para forçar a diminuição da Selic.

“O BNDES pode prestar um serviço extraordinário para que a taxa de juros caia de onde está. Não tem explicação para que a taxa de juros esteja a 13,75%. Como eu vou pedir para que o Josué([Alencar – presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) fazer com que os empresários ligados a Fiesp invistam, se eles não conseguem tomar dinheiro emprestado com essa taxa de juros?”, afirmou o petista.

Com informações do Uol e O Antagonista

Videocast

Podcast