Promover a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio de uma qualificação profissional de excelência. Foi esse objetivo que uniu o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, o Serviço de Assistência Rural e Urbano (SAR) , por meio do Projeto Juventude, Trabalho e Empreendedorismo em Natal, o Instituto Cooperforte e a Paróquia de Mãe Luiza, em uma ação social que formou, na noite da segunda-feira (31), 44 jovens, moradores do bairro, em cursos profissionalizantes nas áreas da Gastronomia e Gestão.
Concluintes nos cursos de Técnicas Básicas de Cozinheiro, Doces e Salgados para Lanchonete, Principiantes em Confeitaria, Atitude Empreendedora, Formação Cidadã, Postura profissional, Empoderamento Digital e Educação Financeira, os formandos receberam os certificados em uma cerimônia realizada no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, com presença da diretoria do Senac RN, representantes das instituições parceiras, imprensa especializada e familiares convidados para celebrar o momento especial.
"Eu fiz o curso para adquirir conhecimento nessa área da gastronomia que é uma área que sempre me interessei. Foi muito gratificante essa experiência porque tivemos muita prática e inclusive já me permitiu um trabalho temporário em um restaurante, então e eu acredito que esses cursos irão abrir muitas portas para os que, assim como eu, ainda não tinha uma assinatura na carteira de trabalho”, comemorou Richardson Lucas, um dos jovens formandos.
A iniciativa em facilitar o acesso dos jovens à educação profissional integra uma série de ações sociais desenvolvidas pelo Barreira Roxa com foco em acolher a comunidade que fica no entorno do hotel-escola do Senac. O coordenador do SAR, diácono Márcio Andrade, destacou a relevância do convênio na vida dos jovens atendidos.
“Essa parceria com o Senac é fundamental tanto pela história da instituição, quanto pela qualificação de excelência que ela oferece e empregabilidade que proporciona aos alunos. Essas oportunidades possibilitam aos jovens de Mãe Luiza uma nova perspectiva de vida e promovem uma transformação na comunidade e nas famílias deles”, destacou o diácono.
O investimento financeiro nas capacitações foi viabilizado em parte pelo Instituto Cooperforte um dos principais financiadores do Projeto Juventude, Trabalho e Empreendedorismo e também por meio de emenda parlamentar de autoria do mandato da Senadora Zenaide Maia. Convidada para a noite de comemoração, ela ressaltou sobre a importância da qualificação profissional.
"Essa parceria está oferecendo a esses jovens uma probabilidade real deles se formarem em um profissão e conseguirem um trabalho, pois permite que eles sejam formados em um cenário real como esse do Hotel-Escola Barreira Roxa. Isso é um privilégio! O Senac oferece as condições físicas, técnicas e com professores de altíssimo nível que prepararam esses homens e mulheres para um futuro melhor", disse a senadora.
Educação profissional
O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, equipamento administrado pela Fecomércio RN, é uma referência para a promoção do turismo potiguar e na formação de profissionais de excelência para o mercado. A Escola tem capacidade para ofertar, anualmente, cerca de 2 mil matrículas em cursos nas áreas da Gastronomia e Turismo.
Todos os alunos formados pela instituição podem se inscrever no Senac Empregabilidade, um serviço gratuito que tem como objetivo orientar e facilitar a troca de informações entre as empresas que estão recrutando profissionais e os ex-alunos da instituição. Anualmente, o Senac Empregabilidade encaminha uma média de 1 mil ex-alunos ao mercado profissional.
"Nós temos como missão maior capacitar e qualificar pessoas para estarem prontas para as oportunidades do mercado de trabalho. E para essas pessoas, ter o sobrenome Senac no currículo faz toda a diferença, pois formamos profissionais que atendem as principais demandas do mundo profissional, então isso faz com que nossos alunos entrem pela porta da frente em qualquer empresa", disse o diretor regional do Senac, Raniery Pimenta.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados