Oferecimento:
logo
Ascom/Neoenergia
Example news
O programa oferece descontos de até 65% na conta de luz para famílias de baixa renda e grupos específicos.

Economia

02/04/2024

Mais de 73 mil famílias em Natal podem obter desconto na conta de energia

Mais de 73 mil famílias em Natal podem se beneficiar da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), segundo informações divulgadas pelo governo federal. O programa oferece descontos de até 65% na conta de luz para famílias de baixa renda e grupos específicos, como indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais.

No entanto, muitas dessas famílias ainda não estão inscritas no programa, perdendo a oportunidade de reduzir seus gastos com energia elétrica. Para acessar a Tarifa Social, é necessário possuir o Número de Inscrição Social (NIS) ou Número do Benefício (NB) atualizados. Caso estejam desatualizados, os interessados devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social mais próximo para regularizar a situação no Cadastro Único do governo federal.

A Neoenergia, concessionária de energia elétrica na região, realiza a inscrição automática dos beneficiários quando estes são titulares da conta de energia e possuem o NIS ou NB. Porém, se a titularidade estiver no CPF de outra pessoa, é necessário procurar uma das distribuidoras do grupo para solicitar o benefício.

A inscrição na Tarifa Social é simples e pode ser feita através de diferentes canais, como WhatsApp, site oficial ou Lojas de Atendimento da distribuidora. É importante ressaltar que não há prazo limite para solicitação, e o benefício não é cumulativo. Ou seja, se mais de uma pessoa da mesma família possui o NIS ou NB, apenas uma delas pode se inscrever no programa.

Saiba quais são os pré-requisitos para participar do programa:

Claro, aqui estão os pré-requisitos em formato de lista:

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  • Ter renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional;
  • Para famílias com membros que necessitam de aparelhos elétricos por questões de saúde: ter renda familiar mensal de até três salários-mínimos e estar inscrito no Cadastro Único da Prefeitura;
  • Para famílias com idosos ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC): possuir o respectivo Número do Benefício (NB).

Videocast

Podcast