Oferecimento:
logo
Ascom/Sebrae RN
Example news
Acompanhado da analista do Sebrae, Maezia Teodora, o grupo de produtores potiguares visitou a Container British Beer.

Economia

09/03/2023

Marcas potiguares participam da Semana das Cervejas Brasileiras em SC

A arte de produzir cerveja artesanalmente por empreendedores potiguares está presente na região brasileira com maior tradição na fabricação da bebida no país, a cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Uma missão empresarial, promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, levou 10 proprietários de cervejarias à Semana das Cervejas Brasileiras 2023, que começou na quarta-feira (8) e vai até dia 11, na Vila Germânica. A semana envolve quatros eventos, o Congresso Internacional da Cerveja, a Feira Brasileira da Cerveja, o Festival Brasileiro da Cerveja e o Concurso Brasileiro de Cervejas.

O grupo de empresários é compostos por dez integrantes da Rota da Cerveja Potiguar, juntamente com representantes da Associação das Cervejarias Artesanais Do Rio Grande do Norte (Poticerva). Integram a comitiva as marcas Zona Abissal, Cervejaria Elétrica, Beneditas, Cervejaria Armorial, Raffe, Java Potiguar, Cervejaria 1920, Bacurim, Rapsódia e Hopmundi.

De acordo com a analista técnica da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Maezia Teodora, que acompanha o grupo, a participação da comitiva potiguar nos eventos está proporcionando a esses empreendedores a possibilidade de troca de experiências e conhecimento com outros profissionais do setor cervejeiro.

“O foco da missão estruturada pelo Sebrae era de estimular novas conexões para além do cenário local, por meio de benchmarking, relacionamento com outros empresários e contato com as novidades do setor. Essa troca gera novas oportunidades e fomenta ideias para melhoria do negócio”, explica Maezia Teodora.
Isso porque, além de ter a possibilidade de participar da programação técnica do congresso internacional da categoria ou de ver novos produtos expostos na feira, a missão inseriu na agenda uma série de visitas a cervejarias catarinenses que são consideradas referência. A ideia é que os empresários vejam in loco como essas companhias implementam boas práticas de gestão, produção, marketing e vendas para se manterem competitivas no mercado. “O objetivo é fazê-los conhecer melhor o processo de produção de cerveja e adquirir novas ideias para aplicar em suas próprias cervejarias”

O grupo partiu de Natal ainda na terça-feira (7) e já no dia seguinte conheceu de perto a Container British Beer, uma fábrica de cerveja artesanal inglesa, que mantém um gastrobar intimista fino de menu europeu em Blumenau. Até o fim da missão, a comitiva potiguar ainda tem programadas visitas às cervejarias Omas e Blumenau, além de conhecer o Museu da Cerveja.

Quatro eventos em um

Paralelo a essa agenda de benchmarking, os empresários estão participando da programação do Congresso Internacional da Cerveja, cujas palestras, oficinas e demais capacitações podem contribuir para aprimorar a qualidade das cervejas produzidas no Rio Grande do Norte, além de ampliar a rede de contatos, conhecimentos no setor cervejeiro e gerar inspirações para as cervejarias potiguares.

O congresso ocorre anualmente e reúne diversos profissionais do setor cervejeiro, desde produtores até fornecedores de matéria-prima, equipamentos e serviços relacionados. Já é considerado um dos maiores eventos do setor cervejeiro no Brasil, e estima-se que até sábado receba mais de 10 mil visitantes, entre produtores, fornecedores, especialistas e apreciadores de cervejas. O evento contempla outros três eventos: Feira da Cerveja, Festival da Cerveja e Concurso da Cerveja.

Somente a Feira da Cerveja conta com mais de 200 empresas expositoras de produtos e serviços relacionados à cerveja, como equipamentos de produção, insumos, acessórios e merchandising. Já o Festival da Cerveja possibilita aos participantes degustarem diversos tipos de cervejas, desde as mais tradicionais até as mais experimentais. Já o Concurso da Cerveja é uma competição que vai avaliar a qualidade das cervejas produzidas por empresas de todo o país.

“A missão está contribuindo para as nossas marcas ampliarem a rede de contato e para aprenderem novas técnicas e tendências do mercado. A expectativa é que a presença das nossas empresas em Blumenau contribua para o desenvolvimento da cerveja artesanal potiguar, ampliando sua visibilidade e conquistando novos mercados”, finaliza Maezia Teodo.

Videocast

Podcast