Oferecimento:
logo
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Example news
Segundo o senador, plano consistia em gravar sem autorização o ministro Alexandre de Moraes, e em seguida impedir a posse do presidente Lula (PT).

Investigação

02/02/2023

Marcos do Val alega reunião com Bolsonaro e Silveira sobre plano de golpe; saiba mais

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) apresentou hoje (2) vários relatos que ligam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a um possível plano golpista que seria realizado em dezembro do ano passado. Segundo do Val, parte do plano consistia em gravar sem autorização o ministro Alexandre de Moraes, e em seguida impedir a posse do presidente Lula (PT)

As alegações do senador vão somar às investigações que apuram a participação de Bolsonaro no plano golpista que culminou nos ataques às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro. 

De acordo com do Val, em reunião com o ex-presidente e com Silveira, ele teria recebido a proposta de gravar alguma contradição do ministro Alexandre de Moraes. O senador seria o escolhido para essa função por ter tido contato com o ministro nos tempos de atuação na área da segurança pública.

Além disso, senador  disse à Folha que Silveira temia o ministro e queria que ele fosse preso a qualquer hora. "Era muito perceptível o medo do Daniel de ficar vivendo com a sombra do Alexandre de Moraes querendo prender ele a qualquer hora. Aí ele queria fazer o inverso. Construiu um complô para o Alexandre ser preso", disse do Val.

O caso agrega ainda ao histórico golpista de Bolsonaro e à minuta com plano de golpe encontrada pela Polícia Federal na casa do ex-ministro e ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, no último mês.

Com informações de Folha de S. Paulo.

Videocast

Podcast