Oferecimento:
logo
Elisa Elsie/Governo
Example news
“Legalmente há um debate sobre a Lei de Terrorismo, mas na minha ótica sim, se enquadram (atos terroristas), mas o Supremo ainda vai decidir isso”, disse Flávio Dino.

Segurança pública

20/03/2023

Ministro da Justiça vê ataques no RN como atos terroristas

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, considera que os ataques criminosos que veem acontecendo no Rio Grande do Norte, desde a madrugada da última terça-feira (14), são atos terroristas. A declaração foi dada após entrevista coletiva no fim da manhã de hoje (20).

“Legalmente há um debate sobre a Lei de Terrorismo, mas na minha ótica sim, se enquadram (atos terroristas), mas o Supremo ainda vai decidir isso”, disse o ministro em visita ao estado potiguar.

No entanto, a avaliação do ministro não é um pensamento unânime entre as forças de segurança. A Delegada Geral da Polícia Civil (Degepol), Ana Paula Saraiva, disse que não se pode chamar os ataques de atos terroristas.“Não podemos usar essa expressão, terrorismo, tecnicamente. Existem atos contra a segurança, crimes que estão sendo praticados na forma do código penal que estão sendo investigados pela policia civil, polícia federal e forças de segurança, com ações deflagradas que vamos investigar e identificar todos os responsáveis", afirmou.

Assim como a Delegada Geral, o governo do Estado também tem tratado o caso como ''ações criminosas''. No entanto, a  Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB) disse que a lei não é clara com relação ao tema.

Ataques no RN
Os ataques de criminosos, que ocorrem de forma orquestrada, têm como alvos ônibus, carros de prefeituras, unidades de saúde, supermercados e prédios públicos. Há discussões para definir se essas ações podem ser caracterizadas como terrorismo e não há um consenso.

Com informações da TN

Videocast

Podcast