Oferecimento:
logo
Divulgação/Min. Defesa
Example news
Documento aborda temas como princípios democráticos, promoção da paz, fluxos migratórios e pandemia.

Política

28/07/2022

Ministros da Defesa das Américas assinam Declaração de Brasília

Ministros da Defesa de 21 países da América, inlcluindo o Brasil, assinaram hoje a “Declaração de Brasília”. O documento aborda temas como princípios democráticos, promoção da paz, fluxos migratórios, preservação do meio ambiente, ciberdefesa e ciberespaço e pandemia.

A “Declaração de Brasília” foi assinada durante a 15ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas, em Brasília (DF). O evento começou no dia 25 de julho e encerra amanhã. O nosso ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e seus pares assinaram o texto reafirmando compromisso com a Carta da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Em nota, a Defesa afirmou que o encontro proporcionou uma chance para “firmar tratativas e negócios visando ao fomento e ao desenvolvimento da Base Industrial de Defesa nacional, além de palco para discussões atuais sobre Defesa e Segurança”.

Além disso, no evento, oito países criticaram intensamente a invasão da Ucrânia pelos russos. O Brasil, no entanto, limitou-se a afirmar que a conferência dos ministros de Defesa não é o foro adequado para discutir a guerra, e sim a ONU. Assim como o nosso país, México e Argentina tiveram o mesmo posicionamento e não aderiram a trecho que cita invasão russa.

Com informações de O Antagonista

Videocast

Podcast