Oferecimento:
logo
Ascom/Fiern
Example news
Viagem incluiu passagens por centros de pesquisa e experiências no transporte público com foco no chamado “combustível do futuro”.

Tecnologia

17/11/2022

Missão técnica do SENAI volta da Alemanha com novas perspectivas para o hidrogênio verde

“O Brasil vai desempenhar um papel estratégico no desenho energético mundial do futuro”, afirma Benilton Medeiros Nunes, coordenador, no SENAI do Rio Grande do Norte, do projeto ‘Educação Profissional e Superior para o Hidrogênio Verde’, desenvolvido no Brasil por meio de cooperação entre o SENAI Nacional e a Agência alemã GIZ.

A percepção foi uma das que reforçou durante missão técnica à Alemanha, realizada este mês, com foco em aplicações e educação profissional para hidrogênio verde. A viagem foi liderada pelo SENAI e incluiu passagens por centros de pesquisa, outras instituições e experiências no transporte público que permitiram à delegação brasileira conhecer o estado da arte alemão relacionado à produção, armazenamento e usos do chamado “combustível do futuro”. 

“Vamos definir os focos e tropicalizar (adaptar para as condições brasileiras) as tecnologias desenvolvidas na Alemanha para transformar o Brasil em uma potência de energia renovável para o hidrogênio”, afirma Raniere Rodrigues, do ISI-ER e um dos coordenadores técnicos do projeto com foco em hidrogênio na área de educação. 

Um dos próximos passos, após a viagem, é, segundo ele, a elaboração de projetos pilotos para apresentação à ministra Thekla Walter do Meio Ambiente, Clima e Gestão de Energia, do Estado de Baden-Württemberg, que tem visita prevista ao Brasil em fevereiro do próximo ano. 

Videocast

Podcast