O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu abrir um novo inquérito para apurar as condutas do governador afastado do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) e do ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, durante os atos criminosos, em Brasília, no último domingo (8). A determinação da nova investigação atende a um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), feito na terça-feira (10).
A decisão de Moraes também tem como alvos da investigação Fernando Oliveira, ex-secretário de Segurança Pública interino do DF e delegado da Polícia Federal; e Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral da Polícia Militar do DF.
Na decisão de abrir o novo inquérito, o ministro apontou indícios de que teria havido no mínimo omissão e conivência do mandatário distrital e de seus auxiliares em facilitar os crimes violentos cometidos em Brasília, quando as sedes Três Poderes da República foram amplamente depredadas.
A PGR corrobora com o mesmo argumento, de que há indícios graves da atuação criminosa dos quatro investigados, além de uma série de fatos apontando para a “aparente omissão, supostamente dolosa,” das autoridades públicas e das forças policiais.
Com informações da CNN Brasil
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados