Oferecimento:
logo
Reprodução/PM
Example news
Apesar da concessão, decisão não permite que Fábio Augusto Vieira saia do Distrito Federal sem comunicar ao Supremo.

Justiça

03/02/2023

Moraes concede liberdade provisória a ex-comandante da PM do Distrito Federal

O ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu, na tarde de hoje (3), liberdade provisória ao ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fábio Augusto Vieira, preso por suposta omissão nos ataques golpistas às sedes dos três Poderes.

Apesar da decisão do ministro coneceder a liberdade provisória, o ex-comandante não poderá sair do Distrito Federal sem comunicação prévia ao Supremo, sob pena de prisão preventiva (sem tempo determinado).

No dia 31 de janeiro, a defesa do ex-comandante pediu a soltura do militar após a divulgação do relatório do interventor da segurança pública no Distrito Federal, Ricardo Cappelli. O documento detalha e aponta conclusões a respeito da violenta tentativa de golpe de Estado em Brasília.

De acordo com Moraes, esse relatório deixa claro que Vieira não teve responsabilidade direta na falha na segurança diante dos atos golpistas. O ex-comandante teria até solicitado reforço, não tendo o pedido atendido e sido ferido no combate direto aos Bolsonaristas no dia 8 de janeiro.

Com informações da Folha de S.Paulo e do Metrópoles

Videocast

Podcast