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Fernando Frazão/Agência Brasil
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Pesquisa revelou que durante o carnaval o natalense irá gastar mais com alimentos e bebidas (90,5%), seguido por vestuário (26,2%).

Economia

03/02/2023

Natalenses vão gastar, em média, R$ 315,74 reais no carnaval 2023, diz Fecomércio

Mais de 62% dos natalenses irão às compras e têm a pretensão de gastar, em média, R$ 315,74, nos quatro dias de feriado de Carnaval. É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio RN. O estudo mostra, ainda, que 46% dos entrevistados afirmam que irão gastar mais com o Carnaval este ano em relação ao ano passado.

As atividades dos natalenses que irão aproveitar o feriado incluem, em sua maioria, ficar em casa com 46,2%, seguido por viagem de lazer (26,3%), praias locais (14,5%) e reunir amigos (7,4%).

Para quem pretende viajar, o litoral do estado é a opção para 57,8% dos entrevistados, enquanto 29,7% vão para o interior potiguar e 11,6% afirmaram que irão curtir o feriado carnavalesco em outro estado. Já o meio de transporte utilizado pelos entrevistados de Natal será carro/moto (74,4%), ônibus/vans (19,4%) e transporte por aplicativo (3,3%).

Quanto à hospedagem, os participantes do levantamento responderam que irão ficar na casa de familiares e amigos (68,9%), seguido por hotéis/pousadas/similares (15,3%) e casas, apartamentos ou sítios alugados (9,1%).

Sobre a companhia para passar o feriado, 75,6% irão ficar com a família e 24,5% com os amigos.

Consumo

A pesquisa revela que durante o Carnaval o natalense irá gastar com alimentos e bebidas (90,5%), vestuário/calçados (26,2%), acessórios (7,9%), viagem/hospedagem (7,4%) e transporte/combustível (6,1%). Dentre os fatores que vão determinar as compras, estão preço (54,8%), qualidade (33,1%), variedade (4,5%), atendimento (4,5%).

Sobre o perfil do consumidor que irá gastar mais no feriado, os homens (68,8%) são maioria. Do total de pessoas pesquisadas, 63,2% são casadas, 67,2% são jovens adultos entre 25 e 34 anos, 72,1% possuem ensino superior ou mais e 92,3% ganham acima de 10 salários mínimos.

O levantamento também aponta que o comércio de rua (79,6%) é a preferência dos entrevistados para as compras, seguido dos shoppings (11,6%) e internet (6,6%). Quanto à forma de pagamento, 35,3% optam pelo cartão de crédito, 28,1% dinheiro, 21,5% pix/transferências e, por último, débito (15,1%).

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