Oferecimento:
logo
Ascom/PMN
Example news
Portal foi criado pela Secretaria de Tributação de Natal.

Economia

30/10/2024

Nova versão do Portal Directa será lançado na próxima segunda-feira (4)

A Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Tributação (Semut), lançará na próxima segunda-feira (4) a nova versão do Portal Directa, uma ferramenta de gestão administrativa que integra os processos e atividades da gestão pública do município. A plataforma, desenvolvida internamente por auditores do Tesouro Municipal, traz melhorias significativas em funcionalidade e segurança, visando facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços municipais.

Com um visual atualizado e interface intuitiva, o novo layout do portal promete uma experiência de navegação mais amigável, com cores suaves e um menu reorganizado para facilitar o uso. Além do design aprimorado, a plataforma foi desenvolvida para ser compatível com diversos dispositivos, como computadores, celulares e tablets, adaptando-se automaticamente ao tamanho das telas.

Uma das principais inovações do Portal Directa é a possibilidade de realizar pagamentos de tributos via Pix, com baixa automática no sistema em até 15 minutos, agilizando a quitação de pendências. Além disso, o sistema agora integra dados online com órgãos como a Receita Federal, Tribunal de Justiça do RN (TJRN), Junta Comercial, cartórios e Correios, facilitando o fluxo de informações e desburocratizando processos.

O secretário de Tributação de Natal, Ludenilson Lopes, destacou que o Portal Directa está presente em todas as secretarias e órgãos municipais, centralizando a gestão dos processos administrativos do município. “A nova versão do portal é um avanço importante na modernização dos serviços públicos, reafirmando nosso compromisso com a eficiência e a transparência”, afirmou Lopes.

Outros recursos que passam a fazer parte do portal incluem login integrado ao sistema gov.br, suporte para a nova nota nacional de serviços eletrônica e a possibilidade de parcelamento de débitos via cartão de crédito de qualquer bandeira.

Em 2024 o portal recebeu mais de 140 mil processos administrativos eletrônicos, cerca de 20 mil negociações de parcelamento realizadas na Semut e quase 10 milhões de notas fiscais de serviço emitidas. Com essas atualizações, a Prefeitura de Natal busca tornar o atendimento mais rápido e eficiente.

Videocast

Podcast