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No Rio Grande do Norte, 36% das empresas do setor de bares e restaurantes apresenta pagamentos em atraso.

Economia

09/09/2024

Pesquisa revela dificuldade de bares e restaurantes em ajustar preços à inflação

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com 2.333 empreendedores do setor em todo o Brasil apontou um aumento no número de empresas enfrentando dificuldades para reajustar seus cardápios de acordo com a inflação nos primeiros sete meses de 2024. Em janeiro, 31% dos estabelecimentos registraram essa dificuldade, número que subiu para 40% em agosto, o que reflete a pressão dos custos crescentes de alimentos e bebidas sobre as margens de lucro do setor.

No Rio Grande do Norte, o cenário permanece desafiador, com 36% das empresas do setor de bares e restaurantes apresentando pagamentos em atraso, índice que se manteve constante desde 2023. O endividamento é um problema persistente que ameaça a sobrevivência desses negócios.

Embora o percentual de empresas operando com prejuízo tenha diminuído de 74% em julho para 58% em agosto de 2024, ainda há grandes desafios. Entre os estabelecimentos que registraram prejuízo, 69% apontaram a queda nas vendas como principal causa, enquanto 77% atribuíram a situação à redução no número de clientes. Outros fatores que impactam negativamente o desempenho incluem o aumento nos custos de alimentos e bebidas (61%) e as dívidas com impostos (15%).

A percepção de queda no movimento acompanha os resultados mais recentes do índice Abrasel-Stone, que indicou uma retração de 5,4% no fluxo de clientes em julho, em comparação com o mês anterior. Em relação ao mesmo período de 2023, a queda foi de 6,3%, o maior recuo registrado no ano.

Paolo Passariello, presidente da Abrasel, ressaltou a urgência de medidas que possam aliviar o caixa das empresas, especialmente no contexto das discussões sobre a reforma tributária. “A diminuição dos impostos pode proporcionar um alívio significativo para essas empresas, que frequentemente enfrentam margens de lucro estreitas e custos operacionais elevados. A redução da carga tributária pode permitir que essas empresas reduzam seus preços, tornando seus produtos e serviços mais acessíveis para os consumidores. Além disso, com menos recursos direcionados para o pagamento de impostos, as empresas podem reinvestir mais em seus negócios, como na melhoria de suas instalações, na contratação de mais funcionários e na inovação de seus produtos e serviços”, afirmou Passariello.

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