O pianista Durval Cesetti será a última atração de 2022 do projeto Concertos Potiguares, hoje (17), a partir das 16h, no Parque da Cidade. Iniciadas no mês de agosto, as apresentações devem ser retomadas somente em janeiro de 2023 nos dias 7, 14 e 21. O músico vai apresentar recital em homenagem ao grande pianista e compositor, Oriano de Almeida (1921-2004).
A apresentação trará a interpretação dos 20 Prelúdios Potiguares de Almeida, que é nascido em Belém, mas logo sua família veio para Natal. E também obras do compositor polonês Frédéric Chopin (1810-1949). Professor da Escola de Música da UFRN, professor visitante honorário do Conservatório de Música de Tianjin (China) e doutor pela McGill University (Canadá) Durval tem realizado trabalho de pesquisa sobre a música brasileira para piano, que tem gerado a publicação de várias partituras raras ou inéditas, disponíveis no site da Emufrn, inclusive dos 20 Prelúdios Potiguares.
Ele é descrito como “um pianista de rara musicalidade” (La Presse, Montreal), com “interpretações maravilhosamente seguras e persuasivas” (Europadisc).
Cesetti será a décima nona atração do projeto que oferece apresentações culturais gratuitas da música de câmara, no auditório do Parque da Cidade , desde o mês de agosto deste ano.
“O principal objetivo da ação é difundir a produção artística potiguar neste segmento e formar plateia para a música de câmara em nossa cidade, além de democratizar o acesso à cultura ofertando entrada gratuita para os shows”, ressalta Marcos Sá de Paula, produtor cultural do projeto.
O projeto já recebeu diversas atrações em sua temporada como: Regional Choro da Terra, Quarteto de Trombones do RN, Quarteto de cordas Anama.
Duo Cello & Piano Paixão Cavalcante, Choro Ginga Pau e Corda, Oxente Quarteto, Grupo Cordas e Toques , Trio Calidris, Márcio Rangel , Duo Zens & Atmarana , Duo Alzeny Nelo & Guilherme Rodrigues, Piano a 4 Mãos, Duetto Cabroso, Renato Carvalho Trio, Duo Taufic, Quarteto Alvorada ,Grupo Umaré
Trio Potiguar
A música de câmara é a música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio. Atualmente a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos.
O Concertos Potiguares acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal pela Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro do Hospital do Coração, além do apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e da Padaria Hora do Pão.
Serviço
Projeto: concertos potiguares;
Show: Durval Cesetti;
Local: auditório do Parque da Cidade;
Av. Omar O’Grady, 8080, Candelária;
Data: 17 de dezembro (sábado);
Hora: 16h;
Acesso ao parque: gratuito.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados