Um estudo realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, divulgado neste ano, mostrou que o pilates pode ser eficiente no tratamento da dor e dos sintomas depressivos e de ansiedade ligados à dor lombar crônica.
De acordo com a pesquisa, a dor lombar geralmente está ligada à presença de músculos fracos, sem resistência e encurtados. E os exercícios de pilates trabalham o fortalecimento e a estabilização de músculos profundos.
De acordo com Raquel Ferreira, professora da academia Pulse, os benefícios da prática na lombalgia crônica se dão porque atua diretamente nas disfunções estruturais que envolvem a funcionalidade da coluna.
"É importante salientar que a dor não necessariamente tem sua origem na lombar, podendo vir de um tensionamento de outra região que tem forte relação funcional com a coluna lombar", observa.
Para Raquel, que é profissional de Educação Física e fisioterapeuta, por trabalhar a consciência corporal e estabilidade, o pilates promove uma melhora no movimento articular à medida em que trata eventuais compensações musculares.
Para praticar pilates, é preciso concentração, centralização, precisão, respiração, controle e fluidez. "Estes são os seis princípios que regem e embasam a filosofia e os exercícios, essenciais para que se obtenha os benefícios", ressalta a professora.
Além disso, trabalhar a respiração e conscientização do movimento libera endorfina e pode minimizar sintomas depressivos e ansiedade. "Meu conselho é começar o quanto antes: o pilates é acessível a todas as faixas etárias e níveis de condicionamento", diz.
inPulse 2023
Pensando em proporcionar uma experiência de contato com a própria natureza interna, a academia Pulse promove, para seus membros, o evento inPulse, no próximo dia 30, às 17h, no Terreno Via Costeira.
Por meio do treinamento do core (centro do corpo), será possível conectar o centro de equilíbrio e o centro de força, encontro que proporcionará melhor postura física e melhor posicionamento diante dos desafios da vida.
A atividade vai utilizar técnicas do pilates, yoga e mindfulness e terá como cenário a lua cheia e o mar, proporcionando respirar, sedimentar e transbordar novas ideias e ambições.
"O mundo atual e as rotinas fazem com que entremos no piloto automático", afirma Andressa Guimarães, coordenadora de Modalidades Coletivas da Pulse. "O inPulse é sobre vibrar de dentro, conectar-se consigo e ser o nosso próprio impulso", ressalta.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados