Oferecimento:
logo
Divulgação
Example news
Cluster Naval é a concentração de empresas, instituições de pesquisa, tecnologia e inovação ligadas à Economia do Mar.

Tecnologia

17/10/2022

Presidente da FIERN se reúne com consultor do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, se reuniu com o Almirante Elis Treidler Öberg, consultor do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ), hoje (17). O encontro trouxe avanços para a implementação do Cluster Tecnológico Naval no Rio Grande do Norte, que será liderado pela FIERN.

A visita do Almirante Öberg acontece como uma assessoria da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), da Marinha do Brasil, que auxilia a FIERN na criação do Cluster Naval potiguar. Também chamado de Arranjo Produtivo Local (APL), o Cluster Naval é a concentração de empresas, instituições de pesquisa, de tecnologia e de inovação ligadas à Economia do Mar, de forma a aumentar a competitividade das cadeias produtivas por meio da cooperação.

Para o presidente da FIERN, a presença do Almirante serve para apoiar a criação do Cluster Naval no Rio Grande do Norte. “Pelo conhecimento que ele traz e pelo que ele representa, irá nos ajudar bastante na implementação do Cluster potiguar”, comenta Amaro. “Ele trará a experiência da iniciativa bem-sucedida no Rio de Janeiro junto à nossa equipe e às pessoas que vão trabalhar com o Cluster, para que possamos ter uma forte atuação dessa ferramenta para o desenvolvimento da região”, acrescenta o presidente da FIERN.

O consultor do CTN-RJ explica que a intenção é adequar o funcionamento do Cluster à realidade local. “A iniciativa do Cluster no Rio de Janeiro, criado há alguns anos, se revestiu de sucesso e impulsionou o setor tecnológico naval em todo o Sudeste”, aponta o Almirante Öberg. “Estamos trazendo essa experiência junto à FIERN para gerar um impulsionamento similar no Nordeste brasileiro, em um Cluster adequado à realidade da região”, completa.

O presidente do Sindicato da Indústria de Pesca e Aquicultura do RN (Sindipesca-RN), Gabriel Calzavara, explica que “o Cluster é uma evolução das ações de pensamento marítimo que vêm se criando no RN”. “É uma estrutura centralizada de pensamento estratégico de todas as ações que existem no mar”, destaca.

Sobre o encontro com o consultor do CTN-RJ, o presidente do Sindipesca-RN também ressalta a importância das experiências anteriores para a criação do Cluster no RN. “O Almirante Öberg é uma autoridade bastante experiente no setor. Ele vem trazer para o Rio Grande do Norte o conhecimento que adquiriu nos Clusters do Rio de Janeiro e de Santa Catarina. Ter alguém do padrão dele para nos ajudar a montar a estrutura de gestão do cluster é fundamental”, declara Calzavara.

Também participaram da reunião o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), Rodrigo Mello; o superintendente regional do Serviço Social da Indústria (SESI-RN), Juliano Martins; e o assessor da presidência da FIERN, Ernani Bandeira.

Videocast

Podcast