Oferecimento:
logo
Cícero Oliveira/UFRN
Example news
A expectativa é que as aulas sejam retomadas já na próxima segunda-feira (24).

Educação

20/06/2024

Professores da UFRN encerram greve após 59 dias

Após 59 dias de paralisação, os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decidiram pelo fim da greve em uma consulta plebiscitária realizada ontem (19) e hoje (20), através do site do ADURN-Sindicato. Dos 1.760 docentes participantes, 61,48% votaram pelo retorno imediato das atividades, enquanto 36,59% optaram pela continuidade do movimento grevista; 1,93% se abstiveram.

O presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, ressaltou a importância histórica da greve, afirmando que “foi um movimento forte, com ampla participação da categoria, que mobilizou toda a nossa universidade. Foi uma greve, inclusive, de caráter pedagógico”.

A decisão pela volta às aulas ocorre após a diretoria do sindicato orientar, na última terça-feira (18), pela retomada das atividades. Entre os motivos apontados pela direção estão a assinatura do Termo de Acordo pelo PROIFES-Federação, garantindo reajustes salariais de 9% em 2025 e 3,5% em 2026, além da reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Também foram destacados o aumento dos auxílios alimentação, creche e saúde, e o investimento anunciado pelo Governo de R$5,5 bilhões para universidades e hospitais universitários federais.

Para ajustar o calendário acadêmico, a diretoria, conselho de representantes e comando de greve do ADURN-Sindicato se reunirão nesta sexta-feira (21) com a reitoria da UFRN. A expectativa é que as aulas sejam retomadas já na próxima segunda-feira (24).

Videocast

Podcast