Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem realizam um protesto, na tarde de hoje (21), para cobrar que o Congresso Nacional apresente e aprove as fontes de financiamento para o pagamento do novo piso da categoria. Os manifestantes saíram da praça 7 de Setembro, no Centro de Natal e caminham até o Viaduto do Baldo.
Os manifestantes realizaram uma parada em frente a prefeitura de Natal e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). Vestidos de preto, com cartazes cobrando a implementação do piso e bandeiras, os profissionais entoavam ''1,2,3, 4, 5 mil, ou pagam nosso piso ou paramos o Brasil''.
A recém-criada Lei nº 14.434 estipula um salário mínimo nacional de R$ 4.750 para enfermeiros, 70% desse valor para técnicos e 50% para parteiras e auxiliares de enfermagem.
Na última quinta-feira (15), a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) votou para manter a suspensão da lei que criou o piso salarial dos profissionais de enfermagem. A lei permanece suspensa até que sejam analisados os impactos da medida na qualidade dos serviços de saúde e no orçamento de municípios e estados.
Confira abaixo um trecho da manifestação:
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados