Oferecimento:
logo
Bruno Cecim/Agência Pará
Example news
Apesar da paralisação, 30% do efetivo estará operando na assistência dos casos de urgência e emergência.

Saúde

24/08/2022

Profissionais de enfermagem do RN paralisam atividades nesta quinta-feira, 25

Profissionais de enfermagem do Rio Grande do Norte irão paralisar suas atividades por 24h, amanhã (25), pela derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro (PL), a Lei nº. 14.434, que institui o piso salarial da enfermagem. Apesar da paralisação, 30% do efetivo estará operando na assistência dos casos de urgência e emergência, conforme o determinado por lei. 

Um ato inicia amanhã, com a concentração dos manifestantes às 9h, no Hospital Walfredo Gurgel, onde haverá apresentações culturais e palestras com os advogados da assessoria jurídica do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde do estado (Sindsaúde)

No início deste mês, Bolsonaro sancionou o projeto de lei (PL) 2564/20, que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Para enfermineiros, o piso passou a ser de R$ 4.750, para técnicos o valor deve ser correspondente a 70% dessa marca, enquanto auxiliares e parteiras tem direito a 50%. 

No entanto, o artigo do PL que determinava um reajuste anual do novo piso com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), um dos indicadores de inflação, foi vetado pelo presidente. 

Videocast

Podcast