Oferecimento:
logo
Tânia Rego/Agência Brasil/EBC
Example news
No Brasil, a doença é a terceira com maior incidência na população, com aproximadamente 40 mil novos casos, por ano, segundo o Inca.

Saúde

24/10/2022

RN está entre os estados do Nordeste com maior incidência de câncer de intestino

Cerca de 30% dos casos de câncer colorretal ocorrem devido a fatores comportamentais, como má alimentação, tabagismo e inatividade física. O dado do Instituto Nacional de Câncer (Inca) se soma a outro número alarmante do mesmo órgão: no Brasil, a doença é a terceira com maior incidência na população, com aproximadamente 40 mil novos casos, por ano.

No Estado do Rio Grande do Norte, ainda segundo dados do Inca, a enfermidade também possui altos índices. Entre os homens, por exemplo, a projeção é de 180 novos casos por ano para cólon e reto, uma taxa bruta de 10,26 por 100 mil habitantes, ficando abaixo apenas do Ceará, na região Nordeste, com uma taxa de 11,26.

Entre as mulheres, o número é ainda maior. São 290 novos registros, taxa de 16 para cada 100 mil, empatado na liderança com Sergipe.

Diante destes números, mantida esta tendência, a estimativa é que até 2030 o número de casos desse tipo de câncer aumente, em média, três vezes, por estas mesmas causas, ressalta a proctologista do Sistema Hapvida Rosa Mendes.

Apesar dos altos índices, a médica afirma que a doença é tratável e curável, a depender do estágio em que foi descoberta, com tratamento quimioterápico, radioterápico ou cirurgia.

Videocast

Podcast