Oferecimento:
logo
José Cruz/Agência Brasil
Example news
Com o anúncio de Marinho, o governo Lula (PT) vai enfrentar uma trinca de ex-ministros de Bolsonaro no Senado.

Política

08/02/2023

Rogério Marinho vai liderar oposição no Senado

O senador e ex-ministro Rogério Marinho (PL) foi escolhido, na segunda-feira (6), para ser líder da oposição no Senado. O nome dele obteve a aprovação não só do PL, como também do PP e do Republicanos, partidos que apoiaram o governo de Jair Bolsonaro (PL). Além do ex-ministro do Desenvolvimento Regional, a liderança era cobiçada pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ), ex-líder do governo do ex-presidente Bolsonaro na Casa.

Com o anúncio de Marinho, o governo Lula (PT) vai enfrentar uma trinca de ex-ministros de Bolsonaro no Senado, são eles: Marinho (PL), Marcos Pontes (PL), Tereza Cristina (PP), Sérgio Moro (União Brasil) e Damares Alves (Republicanos). Inclusive, Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura, será líder do PP.

Já Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil, será líder da minoria parlamentar. A minoria reúne o partido ou o conjunto de partidos que se opõe à chamada maioria parlamentar, partido ou bloco partidário daqueles que estão em maioria.

O filho mais velho de Bolsonaro, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), vai continuar na liderança do PL. O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) será líder do Republicanos —sigla do ex-vice-presidente Hamilton Mourão (RS) e da ex-ministra Damares Alves (DF).

Com informações da TN

Videocast

Podcast