Oferecimento:
logo
Ricardo Stuckert
Example news
Presidente sugeriu a criação de um grupo de países que não se envolveram no conflito entre Rússia e Ucrânia para intermediar acordos para o fim da guerra.

Política

23/02/2023

Rússia estuda proposta de Lula para garantir fim da guerra na Ucrânia

A proposta dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para garantir a paz na Ucrânia está sendo estudada pelo Kremlin. A informação é do vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, em entrevista à agência de notícias Tass. 

“Registramos as declarações do presidente do Brasil sobre o tema de uma possível mediação, para encontrar caminhos políticos para evitar a escalada na Ucrânia e corrigir erros de cálculo no campo da segurança internacional com base no multilateralismo e considerando os interesses de todos os atores. Estamos examinando as iniciativas, principalmente do ponto de vista da política equilibrada do Brasil e, claro, levando em consideração a situação 'no terreno'", afirmou Galuzin.

O vice-ministro relatou ainda sobre a importância do ponto de vista brasileiro, e que o país é um parceiro estratégico para a Rússia.
“Nós estamos interagindo de uma forma construtiva nos Brics, no G20, na ONU e no Conselho de Segurança, no qual o Brasil tem um assento como um membro não permanente”, afirmou ele, segundo a Tass.

Proposta do presidente Lula

Lula sugeriu a criação de um grupo de países que não se envolveram no conflito entre Rússia e Ucrânia, nem mesmo indiretamente, para intermediar um acordo para chegar ao fim da guerra. Esse assunto foi inclusive discutido recentemente pelo petista, em reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden.

Com informações da agência de notícias Tass e G1. 

Videocast

Podcast