Oferecimento:
logo
Reprodução
Example news
O Escorpião-amarelo-do-nordeste (Tityus stigmurus) é a espécie mais comum em Natal.

Saúde

25/07/2024

Saiba como se proteger de acidentes com escorpiões

Os escorpiões são muito sensíveis a qualquer mudança de temperatura ou vibração no ambiente e acabam adentrando os imóveis a fim de alimento e abrigo, principalmente durante mudanças climáticas (chuvas), o que pode aumentar os acidentes ligados a eles. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Núcleo de Vigilância de Animais Peçonhentos (NVAP) da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), tem reforçado a importância das medidas de prevenção e cuidados para evitar acidentes ocasionais por esses animais. O alerta se dá exatamente diante da mudança da temperaturas na capital potiguar.

O Escorpião-amarelo-do-nordeste (Tityus stigmurus) é a espécie mais comum em Natal, ele não possui um período específico de reprodução, podendo se procriar durante todo o ano. São animais de hábitos noturnos, que se alojam principalmente na rede de esgoto, saindo dos seus esconderijos à noite para se alimentar de insetos, como as baratas, por exemplo.

Saiba como evitar acidentes

A equipe de Vigilância de Animais Peçonhentos recomenda algumas medidas para evitar acidentes com esses animais, como: afastar camas, berços e móveis das paredes; manter o imóvel e quintais higienizados; vedar os ralos dos banheiros e cozinha (quando não usados), aplicar água sanitária nos ralos a noite, vedar frestas nas paredes, piso, portas e janelas; verificar tomadas, buracos, brinquedos, calçados e qualquer objeto ou situação que possa servir de alojamento para escorpiões.

Em caso de picada, deve-se lavar a região com água limpa e sabão e fazer compressa morna na área afetada. É importante buscar atendimento médico, dirigindo-se a uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município (Potengi, Pajuçara, Cidade Satélite e Esperança), e se possível, levar o animal (ou uma foto dele) para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente e otimizando a vigilância desses animais no município. O NVAP ressalta também que nem todo acidente ocasionado por escorpião necessita da aplicação do soro antiescorpiônico, apenas nos casos moderados e graves. O núcleo reforça ainda que os acidentes com crianças até 10 anos e idosos acima de 70 podem ser letais, por esse motivo precisam de maior atenção.

A prática de manter um ambiente limpo é uma das principais formas de afastar animais peçonhentos, mas se encontrar um, entre em contato com a Unidade de Vigilância de Zoonoses, por meio do telefone 3232-8235, ou pelo aplicativo Natal Digital, para que a equipe possa identificar e realizar a coleta do animal.

Videocast

Podcast