Oferecimento:
logo
Fábio Rodrigues Pozzebon/Agência Brasil/EBC
Example news
Ontem, Lula oficializou a transferência da Abin para a Casa Civil da Presidência da República. Antes, o órgão era vinculado ao GSI.

Política

03/03/2023

Senado recebe nomes de novos chefes da Abin e Anac indicados por Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da silva enviou oficialmente ao Senado a indicação do ex-diretor-geral da Polícia Federal Luiz Fernando Correa para ser o novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O presidente ainda indicou Tiago Sousa Pereira para ser o novo diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Ontem, Lula oficializou a transferência da Abin para a Casa Civil da Presidência da República. Antes, o órgão era vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) responsável pela segurança dos palácios presidenciais, incluindo o Palácio do Planalto, invadido e depredado no 8 de janeiro.

O presidente ventilava a possibilidade de fazer a mudança desde a transição de governo. À época, a equipe de Lula já mostrava incômodo com a militarização da inteligência e avaliava que esse formato era um "resquício do período da ditadura militar”.

Videocast

Podcast