Oferecimento:
logo
Ascom/Senai RN
Example news
Reunião foi realizada no Hub de Tecnologia do Senai e incluiu visita aos laboratórios do Instituto de Inovação em Energias Renováveis.

Tecnologia

09/03/2023

Senai discute investida conjunta com SP em áreas como descarbonização da indústria

Diretores dos departamentos regionais do Senai do Rio Grande do Norte e do estado de São Paulo discutiram ossibilidades de projetos conjuntos para impulsionar a transição energética e a descarbonização da indústria.

A reunião foi realizada no Hub de Inovação e Tecnologia do Senai (HIT SENAI), complexo que sedia o Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do Senai no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em energia eólica, solar e sustentabilidade – e os Centros de educação e tecnologias do Senai na capital – entre eles, o CTGAS-ER, referência em formação profissional para as indústrias de energia e do gás, além de centro de excelência nacional para soluções de educação que estão em desenvolvimento com a Alemanha para o hidrogênio verde.

“A energia é uma área estratégica e hoje a estrutura do Rio Grande do Norte é muito dedicada a essa área, com reputação e reconhecimento nacional e internacional”, disse o diretor do SENAI-SP, Ricardo Terra.  “O CTGAS e o ISI-ER são referências no Brasil, então acho que essa ponte que criamos hoje entre São Paulo e o Rio Grande do Norte pode ser usada como forma de nos auxiliar nesse trabalho”, acrescentou, destacando que a instituição “está trabalhando fortemente na transição energética, considerada fundamental para o programa de descarbonização da indústria paulista”.

A perspectiva de investidas conjuntas e potenciais alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis estiveram entre os pontos centrais em discussão. “A energia é uma área estratégica porque as principais cargas da indústria estão em São Paulo e o processo de descarbonização certamente passa por uma reestruturação, por uma transformação dessa matriz energética”, frisou Terra. 

“No nosso programa de descarbonização estamos mergulhando em cada um dos setores e identificando cases, gaps que podem ser tratados, com rotas tecnológicas que podem ser tratadas para ajudar a indústria de São Paulo a descarbonizar”.

Videocast

Podcast