Oferecimento:
logo
Ascom/Sesi RN
Example news
Ao todo, mais de 2 mil estudantes de escolas da rede Sesi e Senai, públicas e privadas das 27 unidades da federação estarão reunidos no evento.

Educação

15/03/2023

Sesi Escola da maior competição de robótica educacional do Brasil

A partir de hoje (15), 35 alunos da Sesi Escola participam da maior competição de robótica educacional do Brasil, o 5º Festival Sesi de Robótica, que acontece até o próximo sábado (18), na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Os estudantes da comitiva do Sesi, que embarcaram nesta terça para o Distrito Federal, estão divididos em seis equipes: a Jovens Punarés, Batlego e Guaranis, que disputam na categoria FLL; Equipe Teccactus, na (FTC); a Carcaralux, na F1 in schools; e, por fim, a equipe Potibot, na categoria FRC.

Ao todo, mais de 2 mil estudantes de escolas da rede Sesi e Senai, públicas e privadas das 27 unidades da federação estarão reunidos no evento. São estudantes com idades entre 9 e 19 anos que precisam usar conhecimentos de engenharia, programação, marketing, negócios e projetos sociais nas disputas, desenhadas para estimular a criatividade e o pensamento crítico.

Preparação e expectativas

O coordenador do Torneio Sesi de Robótica no Rio Grande do Norte e gerente da Sesi Escola São Gonçalo do Amarante, Anderson Vieira, conta que, nas últimas semanas, a preparação dos estudantes foi intensificada com os treinamentos para o nacional, inclusive nos finais de semana.

A nossa expetativa é trazer os melhores resultados para o Rio Grande do Norte. Os alunos se preparam bastante, sabemos que vai ser uma disputa bastante acirrada. É a primeira vez que contamos com a participação de equipes internacionais, na modalidade de FRC. Serão 100 equipes de FLL e 50 equipes de cada uma das demais categorias, vai ser uma disputa muito árdua”, observa. “Mas vamos para fazer o nosso melhor”, acrescenta.

Para o Sesi, por meio de suas Sesi Escolas, afirma Vieira, participar de um evento nacional desse porte traduz todo o impacto do que foi desenvolvido nas escolas ao longo do último ano.

“É uma consolidação das atividades desempenhadas, de todo trabalho realizado pelas equipes, que conquistaram o direito de ir para o Torneio Nacional depois de competir no regional. É a celebração do trabalho duro. E isso traz para o Sesi e para a Sesi Escola uma boa visibilidade em relação a ser uma escola de referência, onde a Robótica faz parte do dia a dia dos seus alunos, não apenas em competições, mas na grade curricular”, conclui.

Ele explica que os projetos são os mesmos apresentados na etapa regional, realizada em fevereiro, em Natal, e que passaram por aprimoramento após o torneio, quando as equipes receberam do Departamento Nacional do Sesi um relatório apontando pontos positivos e o que precisa melhorar. “São projetos apresentados no regional que passaram por esse refinamento”, disse Anderson Vieira.

Videocast

Podcast