Oferecimento:
logo
Sandro Menezes
Example news
Ao todo, foram analisados 33 trechos de banho que ficam nas cidades de Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz.

Cidades

26/08/2024

Todas as praias de Natal estão próprias para banho, aponta boletim do Idema

As praias de Natal estão próprias para banho pelo segundo fim de semana consecutivo, de acordo com o boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Segundo os dados, todas as praias da capital potiguar apresentam níveis de coliformes termotolerantes dentro dos limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). No entanto, três pontos na Grande Natal seguem com altos índices de poluição, sendo considerados impróprios para o banho.

Os trechos poluídos são:

  • Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
  • Rio Pirangi, na Ponte Nova, em Parnamirim;
  • Rio Pirangi-Pium, no Balneário Pium, em Parnamirim.

O destaque do relatório foi a praia de Areia Preta, que, após mais de um ano considerada imprópria para o banho, voltou a apresentar níveis toleráveis de poliformes, sendo novamente classificada como própria para uso recreativo. O índice de coliformes em Areia Preta tem oscilado, caindo de 690 para 20 nos últimos 15 dias e subindo ligeiramente para 55, mantendo-se, ainda assim, dentro dos padrões de segurança.

O boletim de balneabilidade do Idema analisa a qualidade da água em 33 trechos distribuídos pelas cidades de Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz. A classificação de uma praia como própria ou imprópria leva em conta a quantidade de coliformes fecais presentes, conforme definido pelo Conama. Para que uma praia seja considerada imprópria, dois ou mais resultados das cinco últimas semanas de análise devem indicar mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água.

Videocast

Podcast