Oferecimento:
logo
Agência Senado
Example news
Senadora potiguar foi favorável ao projeto apresentado pelo senador Pedro Paulo e relatado senador Flávio Bolsonaro.

Política

21/02/2024

Vice-líder do governo, Zenaide votou pelo fim da ‘saidinha de presos’

A senadora potiguar Zenaide Maia (PSD), vice-líder do governo Lula no Senado Federal, votou favorável ao projeto de lei (PL) 2.253/2022, que restringe o benefício de saída temporária para presos condenados em datas comemorativas e feriados, a chamada ‘saidinha’.

O texto original do projeto previa a suspensão total do benefício, no entanto, alterações mantiveram a permissão de saída para presos que estudam.

A matéria, pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), foi aprovada na Casa Legislativa nesta terça-feira (20), por 62 votos favoráveis e dois contrários e uma abstenção. Agora o texto segue para apreciação da Câmara dos Deputados.

Além de Zenaide Maia, os outros dois senadores do Rio Grande do Norte, Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PODE) votaram favoráveis ao projeto que representa uma derrota ao governo Lula no Senado Federal.

Até o momento, o único parlamentar a comentar a matéria nas redes sociais foi o senador Styvenson Valentim, que disse: “sem surpresas, votei ‘sim’!”, e em entrevista à TV Senado justificou o seguinte: “nenhum cidadão brasileiro quer correr o risco de estar em um momento festivo, Natal, Réveillon, Carnaval, do lado de uma pessoa que cometeu crimes hediondos, ou crimes que podem ser aprimorados com suas saídas. Além do desrespeito que essa população carcerária tem com a própria lei, de não obedecer o retorno. É uma porcentagem pequena, é. Mas é uma porcentagem pequena que causa medo e temor para a sociedade brasileira. Então estou de acordo e voto positivo”, disse Styvenson Valentim.

Videocast

Podcast