Economia
04/04/2025
O Banco Central (BC) divulgou o cronograma previsto para o lançamento de três novas funcionalidades no sistema de transferências instantâneas Pix. As mudanças incluem o Pix parcelado, o Pix em garantia e o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), além de uma atualização nos comprovantes de pagamento.
As ferramentas devem ser disponibilizadas nas seguintes datas:
Com funcionamento semelhante ao parcelamento no cartão de crédito, o Pix parcelado permitirá que o usuário divida uma compra em parcelas com juros. O recebedor receberá o valor integral imediatamente, enquanto o pagador quitará a dívida em prestações.
De acordo com o BC, a funcionalidade tem como objetivo ampliar o uso do Pix no varejo, especialmente para transações de maior valor. Além disso, poderá beneficiar consumidores que não possuem acesso a crédito convencional.
Voltado para empresas, o Pix em garantia possibilitará o uso de recebíveis futuros como garantia em operações de crédito. O mecanismo pode contribuir para reduzir os juros de empréstimos para empresas que utilizam o Pix com frequência.
Essa funcionalidade será exclusiva para pessoas jurídicas e, segundo o BC, exige uma infraestrutura mais complexa, o que justifica o lançamento apenas em 2026.
Criado para lidar com fraudes, golpes e erros operacionais, o Mecanismo Especial de Devolução (MED) será modernizado com a opção de autoatendimento. Com isso, os usuários poderão contestar transações diretamente pelo aplicativo dos bancos, sem precisar entrar em contato com o atendimento da instituição financeira.
O BC explicou que a ferramenta não pode ser utilizada para contestar transações realizadas por erro do próprio usuário ou desacordos comerciais, mas apenas em casos de fraude ou falha da instituição financeira.
Outra mudança já em vigor desde o dia 1º de abril é a diferenciação dos comprovantes de Pix. Os pagamentos agendados agora exibem o termo “Agendamento Pix” e um ícone de calendário e relógio, enquanto os pagamentos concluídos apresentam um ícone de confirmação.
Essa medida visa combater fraudes como o golpe do falso comprovante, no qual golpistas apresentam um comprovante de agendamento como se fosse um pagamento concluído.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados